A oferta do atendimento educacional especializado nos municípios da área metropolitana norte de Curitiba, no contexto da política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva

  • Louize Mari da Rocha Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR)
  • Sueli Fernandes Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR)

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma leitura crítica do atendimento educacional especializado (AEE) nos municípios da Área Metropolitana Norte de Curitiba-PR, identificando desafios à implementação dos princípios e ações publicizados na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a partir de 2008. Valemo-nos de dados coletados em pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPR para identificar mudanças produzidas na concepção/organização do atendimento do alunado público-alvo da educação especial. Os resultados demonstram a influência das políticas educacionais em curso no governo do estado do Paraná que se opõem às diretrizes do governo federal, acarretando a coexistência de modelos de atendimento com concepções distintas na gestão municipal do AEE.

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Publicado
2017-10-16
Como Citar
Rocha, L. M. da, & Fernandes, S. (2017). A oferta do atendimento educacional especializado nos municípios da área metropolitana norte de Curitiba, no contexto da política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 23(45). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5081