Questões de Gêneros na Escola: Potencialidades para Pensar uma Educação Menor

  • Cristina M. Varela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Joanalira Corpes Magalhães Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os recursos educativos digitais (RED) produzidos pelos/as cursistas do Videocurso Educação para a Sexualidade como práticas de educação menor, de modo a pensar suas potencialidades para a promoção das discussões sobre as questões de gêneros no espaço escolar. Em nossos estudos temos problematizado, a partir de Michel Foucault, ser o Videocurso um espaço de heterotopia que busca contribuir com a formação de professores/as sobre as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades. Dentro de sua proposta é solicitado aos/as cursistas que produzam um RED que tem por objetivo tornar-se um material que viabilize as discussões sobre a educação para a sexualidade na escola. A partir das análises realizadas pautadas nas três categorias da educação menor – desterritorialização, caráter político e valor coletivo – demonstramos serem os RED práticas de educação menor que rompem com os binarismos de gênero, a heteronormatividade, a violência de gênero, entre tantas outras questões de gêneros fazendo multiplicar no espaço da escola outras formas de vivência dos gêneros, possibilitando acontecimentos.

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Publicado
2017-12-04
Como Citar
Varela, C. M., Ribeiro, P. R. C., & Magalhães, J. C. (2017). Questões de Gêneros na Escola: Potencialidades para Pensar uma Educação Menor. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 23(46). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5309
Seção
Artigos - Dossiê