FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

  • Antônia Solange Pinheiro Xerez
  • Lia Machado Fiuza Fialho
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
  • José Leonardo do Monte Marques

Resumo

Objetiva-se compreender os processos formativos que foram significativos na relação entre os professores e ex-alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca, Ceará, para a formação pedagógica e constituição da identidade docente. A pesquisa de campo foi desenvolvida com alunos egressos do curso de Pedagogia da referida instituição. O procedimento metodológico de coleta de dados foi a (auto)biografia de formação. Os resultados evidenciaram que: as aulas que articulavam teoria e prática, de maneira contextualizada, tornavam-se mais significativas; a constituição da identidade docente se relaciona às interações com as práticas pedagógicas dos seus formadores, tomados como exemplos a serem seguidos ou não; a relação professor e aluno possuía importância especial para despertar o gosto pelo conhecimento específico.

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Biografia do Autor

Antônia Solange Pinheiro Xerez
Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará
Lia Machado Fiuza Fialho
Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP) da Universidade Estadual do Ceará
Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
Universidade Estadual do Ceará
José Leonardo do Monte Marques
Prefeitura Municipal de Miraima – Ceará
Publicado
2018-06-08
Como Citar
Xerez, A. S. P., Fialho, L. M. F., Castro, F. M. F. M., & Marques, J. L. do M. (2018). FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 24(47). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5968