EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: uma análise do processo de governança

  • Debora Cristina Jeffrey
  • Carolina Machado d'´Avila

Resumo

A educação integral no Brasil enquanto política nacional tem se configurado como uma proposição e iniciativa de caráter pedagógico, que objetiva favorecer a ampliação da jornada escolar, bem como a formação integral de crianças e jovens da educação básica. O marco legal que fundamentou a proposta de educação integral (Portaria Interministerial n. 17 de 24/04/2007 e Decreto n. 7.083 de 27/01/2010) estabeleceu que o Programa Mais Educação fosse reconhecido como uma medida indutora para a adesão de estados, municípios e Distrito Federal à política de educação integral no país. Mediante essa perspectiva, o estudo analisa a governança e suas principais características, no que tange o estabelecimento da política de educação integral junto aos estados brasileiros. Evidenciou-se a reconfiguração desse processo mediante a redefinição do pacto federativo envolvendo os entes federativos e a sociedade civil organizada, com efeito direto no desenho e na configuração das iniciativas de educação integral em curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-06
Como Citar
Jeffrey, D. C., & d’´AvilaC. M. (2019). EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: uma análise do processo de governança. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(50). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9419