ENSINO INTEGRAL: o cotidiano do/no/sobre uma escola que aderiu ao programa

  • Wagner Feitosa Avelino

Resumo

O Ensino em/de Tempo Integral no Brasil está amparado nas leis vigentes e tem sua gênese nas experiências anteriores ao oferecer uma jornada educacional de qualidade aos alunos da Educação Básica. O objetivo desse trabalho é analisar e replicar do/no/sobre o cotidiano escolar de uma escola pública do Ensino Fundamental: Anos Finais, que aderiu o Programa de Ensino Integral (PEI). Como procedimentos metodológicos para redigir o texto recorreu-se aos documentos federal, estadual e da Unidade Escolar, ao apresentar a dinâmica cotidiana de planejamentos, desenvolvimentos e resultados obtidos ao longo de 06 anos de implantação do PEI na Escola Estadual Prof. Jorge Calil Assad Sallum, em Santa Bárbara d’Oeste, no estado de São Paulo (2014-2019). Como resultados, percebeu-se que o aumento da jornada em ambiente escolar não representaram efetivamente um melhora constante no processo de ensino e aprendizagem e nas expectativas do índices governamentais. Contudo, detectou-se que o PEI, auxilia diretamente no Projeto de Vida dos alunos e na relação professor/aluno, devido uma permanência maior em um mesmo ambiente educacional por possuir espaço/tempo para tais finalidades, o que dificilmente ocorrem nas escolas regulares. Por fim, com a demanda cada vez maior das políticas públicas, a organização desses espaços educacionais precisam ser bem analisados e replicados à sociedade por meio de pesquisas etnográficas no/do/sobre os cotidianos escolares.

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Publicado
2019-12-06
Como Citar
Avelino, W. F. (2019). ENSINO INTEGRAL: o cotidiano do/no/sobre uma escola que aderiu ao programa. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(50). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9423