PELOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL... OLHARES, DESAFIOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES
Resumo
O presente artigo provém de estudos empreendidos na pesquisa “(Des)Caminhos da Educação Integral: concepções, percursos e palavras docentes”, realizada com professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, nos anos 2015 e 2016, em Programa de Mestrado em Psicologia, na linha de pesquisa “Psicologia e Processos Educativos”. Seu objetivo é apresentar resultados referentes às concepções a respeito da educação integral, ou seja, os diversos entendimentos acerca desta modalidade de educação. Seu referencial teórico-metodológico é a Teoria Histórico-Cultural, representada por Vygotsky e seus interlocutores. O texto está dividido em três partes: apresentação de pontos de vista a respeito da educação integral; contribuições
da Teoria Histórico-Cultural ao entendimento da educação integral; análise de entrevistas com professores que têm ou tiveram experiência em escola de educação integral, referente às suas
concepções acerca desta modalidade de educação. Como resultado, entende-se que a educação integral, com suas diversas concepções, é um processo em andamento, que não permite juízos definitivos, por isso compreende-se que os entendimentos a seu respeito são distintos entre si, mas encontram pontos de semelhança quando analisados a partir do locus onde os professores
estão ou estiveram inseridos e das propostas ou programas dos quais participam ou participaram.