CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE 2008: APROPRIAÇÕES E REPERCUSSÕES

  • Regiane da Silva Barbosa
  • Sheila de Quadros Uzêda

Resumo

O presente artigo discute a concepção de graduandos em Pedagogia e demais Licenciaturas e Pós-graduandos em Educação a respeito da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva
da Educação Inclusiva (PNEEPEI) de 2008. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa desenvolvida por meio de questionário de sondagem, que tem como objetivo geral discutir de que forma os professores e graduandos compreendem a Política de 2008 e qual a interface desta na atuação prática docente. As respostas aos questionários foram lidas, analisadas e organizadas em categorias e gráficos, os quais demonstram que, mesmo após uma década da publicação do referido documento, muitos professores, em formação inicial e continuada, desconhecem o teor da Política, e suas principais implicações à prática docente, evidenciando que discussões como essa precisam emergir na formação docente e na realidade escolar, pois somente assim é possível refletirmos sobre os objetivos delineados na legislação vigente e as implicações destes na prática.

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Publicado
2019-12-09
Como Citar
Barbosa, R. da S., & Uzêda, S. de Q. (2019). CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE 2008: APROPRIAÇÕES E REPERCUSSÕES. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(50.1). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9446

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