AMOR E EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS DO DIA DOS NAMORADOS

Autores/as

  • Anderson Ferrari
  • Filipe Gabriel Ribeiro França
  • Nathalye Nallon Machado

Resumen

Nas semanas que antecedem o dia 12 de junho, comumente “comemorado” e construído como o dia dos namorados, somos invadidos por comerciais na televisão na intenção de vender seus produtos apelando para esta data em que a ideia de amor está fortemente presente. O amor e a educação se encontram nestes comerciais nos conduzindo a problematizar a televisão como uma instância pedagógica na cultura contemporânea. A partir destas ideias, vamos tomar dois comerciais em que a presença de casais homossexuais é o foco para discutir algumas estratégias discursivas e imagéticas que estão sendo utilizadas para construir ou indicar um ethos pedagógico da televisão diretamente ligado aos modos de subjetivação. Para essa discussão nos inspiramos na perspectiva pós-estruturalista que toma os sujeitos como produção discursiva atravessada por relações de poder, de maneira que a presença destes modos de existir na televisão interpela o cotidiano dos sujeitos, participando da construção de suas subjetividades. Na organização do artigo vamos, inicialmente, trabalhar com a televisão como artefato cultural para pensar seu papel nos processos educativos contemporâneo em que este espaço visual investe numa educação do olhar e dos sentidos. Em seguida queremos nos deter no conceito dos modos de endereçamento, uma teoria e política do cinema, para discutir o investimento num tipo de sujeito homossexual. Unindo essas duas intenções centrais queremos fazer estas discussões a partir do atravessamento com a relação entre amor e educação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Anderson Ferrari
    Professor do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Mestrado e Doutorado.
  • Filipe Gabriel Ribeiro França

    Doutorando do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Professor de Educação Física da Rede Estadual de Minas Gerais.

  • Nathalye Nallon Machado
    Doutoranda do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Coordenadora Pedagógica e Professora da Rede Municipal de Juiz de Fora.

Publicado

2017-12-04

Número

Sección

Artigos - Dossiê

Cómo citar

FERRARI, Anderson; FRANÇA, Filipe Gabriel Ribeiro; MACHADO, Nathalye Nallon. AMOR E EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS DO DIA DOS NAMORADOS. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, [S. l.], v. 23, n. 46, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5317. Acesso em: 30 jan. 2026.