AMOR E EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS DO DIA DOS NAMORADOS

  • Anderson Ferrari
  • Filipe Gabriel Ribeiro França
  • Nathalye Nallon Machado

Resumo

Nas semanas que antecedem o dia 12 de junho, comumente “comemorado” e construído como o dia dos namorados, somos invadidos por comerciais na televisão na intenção de vender seus produtos apelando para esta data em que a ideia de amor está fortemente presente. O amor e a educação se encontram nestes comerciais nos conduzindo a problematizar a televisão como uma instância pedagógica na cultura contemporânea. A partir destas ideias, vamos tomar dois comerciais em que a presença de casais homossexuais é o foco para discutir algumas estratégias discursivas e imagéticas que estão sendo utilizadas para construir ou indicar um ethos pedagógico da televisão diretamente ligado aos modos de subjetivação. Para essa discussão nos inspiramos na perspectiva pós-estruturalista que toma os sujeitos como produção discursiva atravessada por relações de poder, de maneira que a presença destes modos de existir na televisão interpela o cotidiano dos sujeitos, participando da construção de suas subjetividades. Na organização do artigo vamos, inicialmente, trabalhar com a televisão como artefato cultural para pensar seu papel nos processos educativos contemporâneo em que este espaço visual investe numa educação do olhar e dos sentidos. Em seguida queremos nos deter no conceito dos modos de endereçamento, uma teoria e política do cinema, para discutir o investimento num tipo de sujeito homossexual. Unindo essas duas intenções centrais queremos fazer estas discussões a partir do atravessamento com a relação entre amor e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Ferrari
Professor do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Mestrado e Doutorado.
Filipe Gabriel Ribeiro França

Doutorando do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Professor de Educação Física da Rede Estadual de Minas Gerais.

Nathalye Nallon Machado
Doutoranda do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Coordenadora Pedagógica e Professora da Rede Municipal de Juiz de Fora.
Publicado
2017-12-04
Como Citar
Ferrari, A., França, F. G. R., & Machado, N. N. (2017). AMOR E EDUCAÇÃO NAS PROPAGANDAS DO DIA DOS NAMORADOS. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 23(46). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5317
Seção
Artigos - Dossiê