TRANSGREDINDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR POR MEIO DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

Palavras-chave: Ensino de História, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, BNCC, Anos Finais

Resumo

Este trabalho é uma reflexão sobre as possibilidades de ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de História para os Anos Finais. Por isso este texto se propõe a analisar dentre as unidades temáticas, objetos do conhecimento e habilidades da BNCC de História para o 6º ano possibilidades de incluir o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, exigido pela lei 10.639/2003, que alterou o artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Compreende-se que a BNCC é um currículo a serviço de um projeto político neoliberal aplicado à educação, que pouco ou nada se preocupa com pautas de minorias políticas, como a questão das relações étnico-raciais, mas considera-se também o que afirma Gomes (2007) a respeito do currículo, que, quando em ação, o currículo pode tornar-se uma forte arma de resistência no processo de ensino e aprendizagem, muito mais determinado pela posição política e formação do docente que os implanta e os implementa do que mesmo pelas próprias legislações curriculares. Sendo assim, pode-se perceber que ainda há muito a ser conquistado dentro do currículo, ainda predominantemente europeizado de História para a inserção da história e da cultura africana e afro-brasileira, porém não se pode negar as conquistas do movimento negro nacional dentro da BNCC, através de toda sua luta para que suas histórias seja contadas e devidamente valorizadas.

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Biografia do Autor

Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em História (2005) e mestrado em Letras: linguagem e identidade (2011), ambos pela Universidade Federal do Acre (Ufac). É doutora pelo Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. É professora Assistente da Ufac, onde é lotada na área de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, onde ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado do Ensino de História e coordena o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em História. Lidera o Grupo de Pesquisa "O processo de Construção do Docente em História: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula". Na Ufac também coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre e tem coordenado, desde 2015, o Evento "Semana em Favor de Igualdade Racial". É editora chefe da Revista Em Favor de Igualdade Racial.  Atualmente coordena o Projeto Afrocientista, em âmbito local. É presidente administrativa do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre. E-mail: flavia_rocha80@hotmail.com.

Paulo Vinícius Baptista Silva, Universidade Federal do Paraná

Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996), doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), estudos de Pós-Doutorado em Análise Crítica do Discurso na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, 2014). É professor, desde 1995, da Universidade Federal do Paraná, onde atua, desde 2017, como Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD-UFPR). Tem larga experiência em pesquisas em rede, com atuação como pesquisador ou como coordenador em projetos regionais nacionais (entre os quais Educação e relações étnico-raciais: o Estado da Arte, 2015-2018) e internacionais (entre os quais Racismo e Discurso na América Latina, 2005-2010). Tem também experiência na gestão de ciência e tecnologia, foi coordenador do DINTER PPGE-UFPR/UFAC (2017-2018), foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2012), coordenador do GT Educação e Relações Raciais da ANPED (2010-2011), vice coordenador do mesmo GT (2008-2009; 2012-2013), representante da Região Sul na Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN - 2010-2012), Segundo Secretário da ANPED (2019-2021), é Coordenador Institucional na UFPR do Programa de Apoio a Inclusão Social em Atividades de Pesquisa e Extensão Universitária (2006- atual) e é coordenador do Projeto de Internacionalização da UFPR "Relações de Poder, Assimetrias e Direitos Humanos" no CAPES-PRINT.  E-mail: pauloviniciusufpr@gmail.com.

Referências

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Publicado
2023-03-15
Como Citar
Rodrigues Lima da Rocha, F., & Baptista Silva, P. V. (2023). TRANSGREDINDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR POR MEIO DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 28(56), 30-43. https://doi.org/10.55028/intermeio.v28i56.17633