A INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DE GOIÁS:

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/intermeio.v30i59.21043

Palavras-chave:

Instituição de Ensino Superior, Extensão Universitária, Curricularização da extensão

Resumo

Neste artigo, discutimos o processo de curricularização da extensão universitária em cursos de graduação em universidades federais do estado de Goiás. Nosso argumento central é de que a curricularização da extensão universitária possibilita o seu engendramento na totalidade do projeto pedagógico das universidades, possibilitando a unidade de saberes e práticas como processo é indispensável à realização da função social da universidade. Para tanto realizamos uma análise documental das Diretrizes Nacionais para a Extensão na Educação Superior Brasileira, as Resoluções Institucionais que dispõe sobre a curricularização da extensão, bem como os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia das instituições pesquisadas. Desvelou-se o esforço das IES pesquisadas para a garantia de que a extensão universitária estivesse na centralidade do currículo por meio de componentes curriculares, de modo a se estabelecer um equilíbrio entre o ensino, a pesquisa e a extensão nos projetos de desenvolvimento profissional, com um novo paradigma para a educação superior brasileira É urgente assegurar, como política de estado que reflita nas políticas institucionais, o financiamento específico da extensão nas IES por considerar que a ausência do fomento compromete o processo de inserção curricular e afronta a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão prevista na Constituição Federal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lueli Nogueira Duarte e Silva, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professor Associada da Universidade Federal de Goiás e diretora da Faculdade de Educação/UFG. Presidenta do FORUMDIR (2022-2026) e coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Escola, Conhecimento e Processo Ensino Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: estado do conhecimento, psicologia e educação, teorias psicológicas e pedagógicas, produção do conhecimento e formação de professores. Atualmente está desenvolvendo estudos sobre formação de professores; gestão escolar e sistema de avaliação do Estado de Goiás. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6256-2928. E-mail: lueli@ufg.br.

  • Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Educação pela UFG/RC, Pedagoga pela UFG. Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora estadual da ANFOPE/GO. Líder da REDECENTRO (Rede de Pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste/Brasil) e membro do Nepie - Núcleo de Estudo e Pesquisa Infância Educação.  É pesquisadora das temáticas: Formação de professores, profissionalização e trabalho docente, Infância e Educação Infantil, Teorias e Práticas pedagógicas. lattes:http://lattes.cnpq.br/3479593001073380 orcid:  https://orcid.org/0000-0002-0683-6285. Email: priscilla_andrade@ufg.br.

  • José Firmino Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás

    Mestre e Doutor em Educação em Ciências e Matemática. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFG. Membro das seguintes associações: ANFOPE, ANPAE, ANPED, SBenBio e Abrapec. E-mail: josefirmino@ufg.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9450281471017580. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0782-2149. E-mail: josefirmino@ufg.br.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

NOGUEIRA DUARTE E SILVA, Lueli; DE ANDRADE SILVA XIMENES, Priscilla; OLIVEIRA NETO, José Firmino. A INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DE GOIÁS: : DESAFIOS E PERSPECTIVAS. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, [S. l.], v. 30, n. 59, p. 143–166, 2024. DOI: 10.55028/intermeio.v30i59.21043. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/21043. Acesso em: 19 fev. 2026.