Evidências e Contradições sobre o Método na Produção Acadêmica dos Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste: A Questão do Positivismo

  • Maria José de Pinho
  • Denise Aquino Alves Martins
  • Vânia Maria de Araújo Passos

Resumo

O presente texto surge de nossas reflexões acerca da temática – professor, sobre o como tem sido investigado nos meios universitários. As análises apresentadas referem-se aos dados da Redecentro. A partir dos dados da referida Rede realizamos a análise do método positivista presente nas dissertações defendidas nos anos de 2006 e 2007, nos Programas de Pós-Graduação em Educação, na Região Centro-Oeste do Brasil. O texto suscita a discussão reflexiva e em suas conclusões indica que na produção há uma compreensão superficial desse tipo de método, o que evidencia dificuldades no campo epistemológico, na definição, coerência e intencionalidade referentes ao método.

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Biografia do Autor

Maria José de Pinho

Doutora em Educação pela Pontíficia Universidade Católica -PUC/SP. Professora da Universidade Federal do Tocantins, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação Ensino de Língua e Literatura. Desenvolve pesquisas sobre professores. Pesquisadora da Redecentro. Membro do Observatório Internacional da Profissão Docente – OBIPD.

Denise Aquino Alves Martins

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUC-RS. Professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Tocantins/UFT. Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas/ UFPel. Desenvolve pesquisa sobre professores(as) e está vinculada a Redecentro.

Vânia Maria de Araújo Passos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás- UFG. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins/UFT. Desenvolve pesquisa sobre professores(as) e está vinculada a Redecentro.

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Publicado
2016-10-31
Como Citar
Pinho, M. J. de, Martins, D. A. A., & Passos, V. M. de A. (2016). Evidências e Contradições sobre o Método na Produção Acadêmica dos Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste: A Questão do Positivismo. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 18(36). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2370