O jornal “O movimento” ajudando a escrever a história da educação em Pirassununga (1934-1945)

  • Sandra Herszkowicz Frankfurt

Resumo

Neste texto, é analisado o papel do jornal “O Movimento” como instrumento de circulação das práticas das festas escolares realizadas na Escola Normal de Pirassununga entre 1934 e 1945, período em que há disponível o primeiro e o último registro com informações sobre o tema pesquisado. Deve-se destacar que o jornal “O Movimento” é um periódico de circulação local até os dias atuais. Objetiva-se analisar o espaço ocupado pela Escola, bem como as festividades e os eventos dos quais ela fez parte, nas páginas deste jornal. Consideram-se as festas escolares importantes veículos de propaganda e “pedagogização” da cultura republicana na sociedade pirassununguense. Constata-se que o jornal, ao evidenciar a participação da Escola Normal em comemorações ou a realização destas festividades, além de dar a ver as práticas escolares realizadas, configurou-se em um importante aliado nesta “pedagogização” social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Herszkowicz Frankfurt

Doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado
2016-11-07
Como Citar
Frankfurt, S. H. (2016). O jornal “O movimento” ajudando a escrever a história da educação em Pirassununga (1934-1945). InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 16(31). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2443