Os professores e suas faltas: Sinais da precarização da carreira docente

  • Gabriel Seretti Zanardi

Resumo

O presente artigo busca, a partir da análise de dois trabalhos que quantificaram e analisaram a ausência de professores em escolas públicas paulistas e sua relação com o rendimento e a organização escolar, interpretar esses dados face ao processo de intensificação do trabalho docente, mostrando as possíveis relações entre esse grande número de faltas e a precariedade das condições de trabalho que são oferecidas a esses professores. Ampliação de carga horária (em duas ou mais escolas), duplicação de jornada de trabalho face às constantes perdas salariais da classe docente nos últimos anos, isolamento profissional, mudanças no papel histórico da profissão face às novas exigências do mercado e indisponibilidade de tempo para estudo e planejamento são algumas das características que permeiam o trabalho dos professores. Com esse artigo, procuramos encontrar pistas que nos ajudem a estabelecer alguma relação entre o grande número de faltas que os professores tem se utilizado e o mal-estar docente, face ao processo de intensificação do seu trabalho.

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Biografia do Autor

Gabriel Seretti Zanardi

Mestrando em Educação Escolar pela UNESP – Campus Araraquara. Professor do ensino básico e secundário da rede pública e privada.

Publicado
2016-11-08
Como Citar
Zanardi, G. S. (2016). Os professores e suas faltas: Sinais da precarização da carreira docente. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(29). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2471