Escola: Solução ou problema?

  • Nina Rosa Dantas Medeiros

Resumen

Este artigo tem como principal objetivo apresentar a proposta de IVAN ILLICH de “descolarização” da sociedade. ILLICH tem uma posição bastante clara sobre a institucionalização de valores que ele classifica como “um processo de degradação global e miséria modernizada”, quando saúde, educação, mobilidade pessoal, bem - estar são definidos como resultados de serviços ou tratamento que levam inevitavelmente à poluição física, à polarização social e à impotência psíquica . A escola, enquanto instituição capitalista, confunde o aluno: quanto mais longa a escolaridade, melhores os resultados; ou então, a graduação leva ao sucesso. O aluno é levado desse modo “escolarizado” a confundir ensino com educação, diploma com competência, fluência no falar com capacidade de dizer algo novo. Sua imaginação é “escolarizada” a aceitar serviço em vez de valor. Nesse contexto das modernas instituições que caracterizam nossa mundividência, a escola foi escolhida como paradigma por articular, através de seus currículos, mecanismos manipuladores da vida, também inseridos em outras instituições, que molda todos os cidadãos dentro de um currículo hierarquizado, em cujo monopólio a escola cria um sistema que combina legalmente preconceito com discriminação, para então desencorajar outras instituições a que assumam tarefas educativas. Para ILLICH, obrigatoriedade escolar é confundida com igualdade de oportunidades na educação. Coloca que a sociedade como um todo, e não apenas a educação, precisa ser “descolarizada” no sentido de o indivíduo aprender por si próprio e não apenas viver dependendo do sistema institucional, em que tudo o que acontece fora desta institucionalização ou escolarização é visto com desconfiança. ILLICH sugere que se busquem formas de renovação na perspectiva educacional, mudando o enfoque vigente e caótico da escola atual. A proposta de um futuro promissor está pautada na nossa capacidade de engendrar um estilo de vida que nos capacitará sermos independentes, espontâneos, em vez de mantermos um estilo de apenas produzir e consumir. Farei ainda um breve estudo histórico sobre a função e o propósito da educação, no intuito de ‘pensar novas propostas’ alternativas para que não consideremos desnecessária a escola na sociedade atual; todavia uma escola renovada, que tenha como ponto de partida a realidade dos sujeitos sociais concretos e suas necessidades no mundo moderno.

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Biografía del autor/a

Nina Rosa Dantas Medeiros

Mestre em Educação, Graduada em Letras e Professora do Colégio Militar de Brasília

Publicado
2016-11-08
Cómo citar
Medeiros, N. R. D. (2016). Escola: Solução ou problema?. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2476