COMO OS HOMENS PODEM SER COMPETENTES, SE EDUCADOS PARA SEREM HÁBEIS, QUANDO AS HABILIDADES JÁ NÃO EXISTEM? UMA ‘NOTA’ DA PSICOLOGIA SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROPOSTA NO PLANFOR/BR

  • Inara Inara Leão

Resumo

Apresentamos, como um dos resultados das análise para a Avaliação do Plano Estadual de Qualificação Profissional de Mato Grosso do Sul, o fato dos princípios teóricos-metodológicos que orientam a concepção educacional da Política Nacional de Qualificação Profissional derivarem de proposições científicas e filosóficas que apreendem as funções e processos psíquicos superiores dos homens como produtos da ação mecânica do meio externo sobre os organismos animais. Essa concepção explicitase na opção pela educação para instalação de Habilidades, desconsiderando que pesquisas de diversas áreas demonstraram, desde o século passado, que o conceito de habilidades refere-se ao processo de execução das relações entre os organismos e o meio realizadas pela transformação do organismo e alteração dos movimentos dos animais até o surgimento da integração das funções biológicas e intelectuais que constituem o pensamento humano.

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Biografia do Autor

Inara Inara Leão

Professora Doutora do Departamento de Ciências Humanas CCHS/UFMS.

Publicado
2016-11-18
Como Citar
Leão, I. I. (2016). COMO OS HOMENS PODEM SER COMPETENTES, SE EDUCADOS PARA SEREM HÁBEIS, QUANDO AS HABILIDADES JÁ NÃO EXISTEM? UMA ‘NOTA’ DA PSICOLOGIA SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROPOSTA NO PLANFOR/BR. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 7(14). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2635