DAS RELAÇÕES ENTRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Katiuscia Vargas Antunes
  • Rosana Glat

Resumo

O artigo em tela apresenta uma discussão sobre os processos de aprendizagem e construção de conhecimento de alunos com deficiência intelectual ancorada numa abordagem psicossocial da deficiência. Para tanto, apresentaremos algumas ideias em torno do processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola regular, tomando por base a reflexão sobre como a Educação Especial e suas práticas influenciaram na forma como são pensadas e construídas as práticas pedagógicas dirigidas aos alunos com deficiência intelectual. Além de trazer algumas contribuições teóricas sobre esta temática, apresentaremos depoimentos de estudantes com deficiência intelectual que estudaram em uma escola pública, no estado do Rio de Janeiro, para discutir como os próprios estudantes se veem no processo de inclusão e, particular, como eles externalizam, através dos seus discursos, suas relações com a escola, os colegas, os professores e as matérias. A análise dos depoimentos nos faz pensar sobre a necessidade, já anunciada em diferentes pesquisas, de se rever a organização e a cultura escolar bem como as práticas pedagógicas que são desenvolvidas no processo de escolarização dos estudantes com deficiência intelectual.

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Publicado
2019-12-09
Como Citar
Antunes, K. V., & Glat, R. (2019). DAS RELAÇÕES ENTRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 25(50.1). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9442