Um estudo exploratório da notação de gestos em interações com crianças autistas

  • Fernanda Miranda da Cruz Universidade Federal de São Paulo
  • Natalia Zanoni Andreatto Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Transtorno do espectro do autismo, Gestos, Interação corporificada, Sistemas de notação multimodal

Resumo

Este artigo sistematiza alguns procedimentos de pesquisa que ilustram a forma como tratamos metodológica e analiticamente as interações entre crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) que acontecem sem a presença da linguagem verbal. Nossos referenciais teóricos se inscrevem nos estudos da multimodalidade da interação produzidos a partir de uma perspectiva corporificada (STREECK; GOODWIN; LeBARON, 2011; MONDADA, 2018). Esta perspectiva assume que construímos os espaços interacionais multimodalmente e que uma ação (verbal ou não) é construída graças a uma ecologia de sistemas semióticos, estruturalmente distintos entre si, mas intrinsecamente relacionados (GOODWIN, 1986, 2010). A partir de um corpus audiovisual de interações envolvendo crianças com TEA (Corpus Ao mínimo gesto), foram selecionados 3 momentos de interações de crianças autistas que frequentam uma instituição de convivência. Destacamos para análise os movimentos corporais que não foram acompanhados da fala. Utilizamos como notação e representação de gestos o sistema de transcrição multimodal proposto por Mondada (2014) e o software ELAN (WITTENBURG et al., 2006). Em seguida, fizemos um exercício de representar as posturas corporais e movimentos das mãos com o sistema Laban (1978). Corroboramos com estudos sobre TEA que indicam que movimentos corporais como gestos de mão, direcionamento de olhar e posturas corporais são aspectos relevantes para um entendimento e descrição do comportamento sociointeracional no TEA (KORKIAKANGAS e RAE, 2014; DINDAR et al., 2015; OCHS, 2015). Este artigo sugere que o estudo de notações e representações de gestos e movimentos de interações de crianças autistas é um grande potencializador de visibilidade de várias sociabilidades possíveis.

Biografia do Autor

Fernanda Miranda da Cruz, Universidade Federal de São Paulo

Docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Email: fernanda.miranda.cruz@gmail.com

Natalia Zanoni Andreatto , Universidade Federal de São Paulo

Bailarina e graduanda em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).  E-mail:  ataliazandreatto@gmail.com

Referências

CRUZ, Fernanda Miranda da. Documentação e investigação multimodal de interações envolvendo crianças com autismo: corpo, linguagem e mundo material. São Leopoldo, Revista Calidoscópio, v. 16, n. 2, p. 179-193, 2018.

______. Elementos para uma análise multimodal da interação: um exemplo de correlação linguístico gestual no autismo. In: GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto.; MODOLO, Artur Ramos; SOUSA, Douglas Rabelo; FERREIRA, Filipe Mantovani; COAN, Giovanna Ilke; BRITTO-COSTA, Letícia Fernandes (Orgs.) Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais. São Paulo: Editora Paulistana, p. 158-179.

CRUZ, Fernanda Miranda; OSTERMANN, Ana Cristina; NEAGRAES, Daniela Andrade; FREZZA, Mineia. O trabalho técnico-metodológico e analítico com dados interacionais audiovisuais: a disponibilidade de recursos multimodais nas

interações. São Paulo, D.E.L.T.A. Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 35. n. 4. 2019.

CUNHA, Graciele Rodrigues da; BORDINI, Daniela; CAETANO, Sheila Cavalcante. Autismo, transtorno do espectro do autismo. In: CAETANO, Sheila; VICENTE, Renata; NOGUEIRA, Priscila; LIMA-HERNANDES, Maria Célia; PAULA, Fraulein; RESENDE, Briseida; MODOLO, Marcelo (Orgs.) Autismo, Linguagem e Cognição. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. p. 13-24.

DELL, Cicely. A primer for movement description: using effort-shape and supplementary concepts. New York: Dance Notation Bureau, 2017.

DINDAR Katja; KORKIAKANGAS Terhi; AARNO Laitila; KÄRNÄ Eija. An interactional “live eye tracking” study in autismo spectrum disorder: combining qualitative and quantitative approaches in the study of gaze. London, Qualitative research in psychology, v. 14, n. 3, p. 239-65, 2017.

EVOLA, Vito; SKUBISZ, Joanna; FERNANDES, Carla. The role of eye gaze and body movements in turn-taking during a contemporary dance improvisation. Proceedings from the 3rd European Symposium on Multimodal Communication, Dublin, set. /2015, p. 24-31, 2017.

GOODWIN, Charles. Action and embodiment within situated human interaction. London, Journal of Pragmatics, v. 32, n.10, p. 1489-1522, 2010.

______. Gestures as a resource for the organization of mutual orientation. Amsterdam, Semiótica, v. 62, n. 1, p. 29-49, 1986.

HIGASHIDA, Naoki. O que me faz pular. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013.

ISHIKAWA, Minako. Iconicity in discourse: the case of repetition. Text Interdisciplinary Journal for the Study of Discourse, v.11, n. 4, p. 553-580, 1991.

KENDON, Adam. Gesture and speech: how they interact. In: WIEMANN, John; HARRISON, Randall (Eds.) Nonverbal Interaction. Beverly Hills: Sage Publications, 1984.

______. Gesture: visible action as utterance. New York: Cambridge University Press, 2004.

KNOBLAUCH, Hubert; SCHNETTLER, Bernt; RAAB, Jürgen; SOEFFNER, Hans-Georg (Orgs.) Video analysis methodology and methods: qualitative audiovisual data analysis in sociology, Berlin: Peter Lang, 2006.

KORKIAKANGAS, Terhi; RAE, John. The interactional use of eye-gaze in children with autism spectrum disorders. Interaction Studies, v. 15, n. 2, p. 233-259, 2014.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LABAN, Rudolf; LAWRENCE, Frederick. Effort. London: Macdonald & Evans, 1947.

LAI, Meng Chuan; LOMBARDO, Michael; BARON-COHEN, Simon. Autism. The Lancet, n. 383, p. 896-910, 2014.

LEBARON, Curtis; JARZABKOWSKI, Paula; PRATT, Michael; FETZER, Greg. An introduction to video methods in organizational research. Organizational Research Methods, v. 21, n. 2, p. 239–260, 2017.

LUFF Paul Keith; HEATH Christian. Transcribing embodied action. In: TANNEN, Deborah; HAMILTON, Heide; SCHIFRINN, Deborah. The handbook of discourse analysis. Chichester: Wiley Blackwell, 2015. p. 376-390.

McNEILL, David. Hand and mind: what gestures reveal about thought. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

MONDADA, Lorenza. Challenges of multimodality: language and the body in social interaction. United Kingdom, Journal of Sociolinguistics, v. 20, n. 30, p. 336–366, 2016.

MONDADA, Lorenza. Conventions for multimodal transcription, version 3.0.1. Disponível em <https://franzoesistik.philhist.unibas.ch/fileadmin/user_upload/franzoesistik/

mondada_multimodal_conventions.pdf>. Acesso em: 17 fevereiro 2020.

______. Documenter l’articulation des ressources multimodales dans le temps: la transcription d’enregistrements vidéos d’interactions. In: BILGER, Meirelle (Org.) Données orales: les enjeux de la transcription. Perpignan: Presses Universitaires de Perpignan, 2008. p. 127-156.

______. Multiple Temporalities of language and body in interaction: challenges for transcribing multimodality, Research on Language and Social Interaction, v. 51, n. 1, p. 85–106, 2018.

______. Organisation multimodale de la parole-interaction: pratiques incarnées d’introduction des référents. Langue française. v. 175, n. 3, p. 129-147, 2012.

______. Pointing, talk, and the bodies: reference and joint attention as embodied interactional achievements. In: SEYFEDDINIPUR, Mandana; GULLBERG, Marianne (Orgs.) From gesture in conversation to visible action as utterance: Essays in honor of Adam Kendon, London: John Benjamins Publishing Company, 2014. p. 95-124.

______. Video Recording as the reflexive preservation of fundamental features for analysis. In: KNOBLAUCH, Hubert; SCHNETTLER, Bernt; RAAB, Jürgen; SOEFFNER, Hans-Georg (Eds.) Video Analysis. Bern: Lang, 2006. p. 51-68.

MORAES, Juliana. Dança frente e verso. São Paulo: Editora NVersos, 2013.

OCHS, Elinor. Corporeal reflexivity and autism. New York: Integrative Psychological & Behavioral Science, v. 2, n. 49, p. 275-287, 2015.

OCHS, Elinor. Transcription as theory. In: OCHS, Elinor; SCHIEFFELIN, Bambi (Eds.) Developmental Pragmatics. New York: Academic Press, 1979. p. 43-72.

OCHS, Elinor; SOLOMON, Olga. Autistic Sociality. ETHOS Journal of the Society for Psychological Anthropology, v. 38, n. 1, p. 69-92, 2010.

PERE, Laura Le. Dance Literacy Through Labanotation. California, Habibi: A Journal for Lovers of Middle Eastern Dance & Arts, v.14, n. 2, 1995.

RIOS, Clarice. “Nada sobre nós, sem nós”?: O corpo na construção do autista como sujeito social e político. Rio de Janeiro, Sexualidad, Salud y Sociedad, n. 25, p. 212-230, 2017.

STREECK, Jürgen; GOODWIN, Charles; LeBARON, Curtis (Orgs.) Embodied Interaction: language and body in the material world. New York, Cambridge University Press, 2011.

TAMANAHA, Ana Carina; BEVILACQUA Monica; PERISSINOTO Jacy. O uso da comunicação alternativa no autismo. In: NUNES Leila; PELOSI Myrian; WALTER, Catia (Orgs.) Compartilhando experiências. Marilia: Editora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE, 2011. v.1, p. 175-182.

VIANA, Anamaria Fernandes. Dança e autismo, espaços de encontro. 2015. 436 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253990>. Acesso em: 17 fevereiro 2018.

WALENSKI Matthew; TAGER-FLUSBERG Helen; ULLMAN Michael. Language in autism. In: MOLDIN Steven; RUBENSTEIN John (Eds.) Understanding autism: from basic neuroscience to treatment, London, 2006, p. 175-203.

WITTENBURG, Peter; BRUGMAN, Hennie; RUSSEL, Albert; KLASSMANN, Alex; SLOETJES, Han. ELAN: a professional framework for multimodality research. In: Proceedings of the 5th International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC), 2006. p. 1556-1559.

Publicado
2020-04-23
Como Citar
Miranda da Cruz, F., & Zanoni Andreatto , N. (2020). Um estudo exploratório da notação de gestos em interações com crianças autistas. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(47), 81-102. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/9380
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica