Um estudo exploratório da notação de gestos em interações com crianças autistas

  • Fernanda Miranda da Cruz Universidade Federal de São Paulo
  • Natalia Zanoni Andreatto Universidade Federal de São Paulo

Resumen

Este artigo sistematiza alguns procedimentos de pesquisa que ilustram a forma como tratamos metodológica e analiticamente as interações entre crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) que acontecem sem a presença da linguagem verbal. Nossos referenciais teóricos se inscrevem nos estudos da multimodalidade da interação produzidos a partir de uma perspectiva corporificada (STREECK; GOODWIN; LeBARON, 2011; MONDADA, 2018). Esta perspectiva assume que construímos os espaços interacionais multimodalmente e que uma ação (verbal ou não) é construída graças a uma ecologia de sistemas semióticos, estruturalmente distintos entre si, mas intrinsecamente relacionados (GOODWIN, 1986, 2010). A partir de um corpus audiovisual de interações envolvendo crianças com TEA (Corpus Ao mínimo gesto), foram selecionados 3 momentos de interações de crianças autistas que frequentam uma instituição de convivência. Destacamos para análise os movimentos corporais que não foram acompanhados da fala. Utilizamos como notação e representação de gestos o sistema de transcrição multimodal proposto por Mondada (2014) e o software ELAN (WITTENBURG et al., 2006). Em seguida, fizemos um exercício de representar as posturas corporais e movimentos das mãos com o sistema Laban (1978). Corroboramos com estudos sobre TEA que indicam que movimentos corporais como gestos de mão, direcionamento de olhar e posturas corporais são aspectos relevantes para um entendimento e descrição do comportamento sociointeracional no TEA (KORKIAKANGAS e RAE, 2014; DINDAR et al., 2015; OCHS, 2015). Este artigo sugere que o estudo de notações e representações de gestos e movimentos de interações de crianças autistas é um grande potencializador de visibilidade de várias sociabilidades possíveis.

Biografía del autor/a

Fernanda Miranda da Cruz, Universidade Federal de São Paulo

Docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Email: fernanda.miranda.cruz@gmail.com

Natalia Zanoni Andreatto , Universidade Federal de São Paulo

Bailarina e graduanda em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).  E-mail:  ataliazandreatto@gmail.com

Citas

CRUZ, Fernanda Miranda da. Documentação e investigação multimodal de interações envolvendo crianças com autismo: corpo, linguagem e mundo material. São Leopoldo, Revista Calidoscópio, v. 16, n. 2, p. 179-193, 2018.

______. Elementos para uma análise multimodal da interação: um exemplo de correlação linguístico gestual no autismo. In: GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto.; MODOLO, Artur Ramos; SOUSA, Douglas Rabelo; FERREIRA, Filipe Mantovani; COAN, Giovanna Ilke; BRITTO-COSTA, Letícia Fernandes (Orgs.) Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais. São Paulo: Editora Paulistana, p. 158-179.

CRUZ, Fernanda Miranda; OSTERMANN, Ana Cristina; NEAGRAES, Daniela Andrade; FREZZA, Mineia. O trabalho técnico-metodológico e analítico com dados interacionais audiovisuais: a disponibilidade de recursos multimodais nas

interações. São Paulo, D.E.L.T.A. Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 35. n. 4. 2019.

CUNHA, Graciele Rodrigues da; BORDINI, Daniela; CAETANO, Sheila Cavalcante. Autismo, transtorno do espectro do autismo. In: CAETANO, Sheila; VICENTE, Renata; NOGUEIRA, Priscila; LIMA-HERNANDES, Maria Célia; PAULA, Fraulein; RESENDE, Briseida; MODOLO, Marcelo (Orgs.) Autismo, Linguagem e Cognição. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. p. 13-24.

DELL, Cicely. A primer for movement description: using effort-shape and supplementary concepts. New York: Dance Notation Bureau, 2017.

DINDAR Katja; KORKIAKANGAS Terhi; AARNO Laitila; KÄRNÄ Eija. An interactional “live eye tracking” study in autismo spectrum disorder: combining qualitative and quantitative approaches in the study of gaze. London, Qualitative research in psychology, v. 14, n. 3, p. 239-65, 2017.

EVOLA, Vito; SKUBISZ, Joanna; FERNANDES, Carla. The role of eye gaze and body movements in turn-taking during a contemporary dance improvisation. Proceedings from the 3rd European Symposium on Multimodal Communication, Dublin, set. /2015, p. 24-31, 2017.

GOODWIN, Charles. Action and embodiment within situated human interaction. London, Journal of Pragmatics, v. 32, n.10, p. 1489-1522, 2010.

______. Gestures as a resource for the organization of mutual orientation. Amsterdam, Semiótica, v. 62, n. 1, p. 29-49, 1986.

HIGASHIDA, Naoki. O que me faz pular. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013.

ISHIKAWA, Minako. Iconicity in discourse: the case of repetition. Text Interdisciplinary Journal for the Study of Discourse, v.11, n. 4, p. 553-580, 1991.

KENDON, Adam. Gesture and speech: how they interact. In: WIEMANN, John; HARRISON, Randall (Eds.) Nonverbal Interaction. Beverly Hills: Sage Publications, 1984.

______. Gesture: visible action as utterance. New York: Cambridge University Press, 2004.

KNOBLAUCH, Hubert; SCHNETTLER, Bernt; RAAB, Jürgen; SOEFFNER, Hans-Georg (Orgs.) Video analysis methodology and methods: qualitative audiovisual data analysis in sociology, Berlin: Peter Lang, 2006.

KORKIAKANGAS, Terhi; RAE, John. The interactional use of eye-gaze in children with autism spectrum disorders. Interaction Studies, v. 15, n. 2, p. 233-259, 2014.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LABAN, Rudolf; LAWRENCE, Frederick. Effort. London: Macdonald & Evans, 1947.

LAI, Meng Chuan; LOMBARDO, Michael; BARON-COHEN, Simon. Autism. The Lancet, n. 383, p. 896-910, 2014.

LEBARON, Curtis; JARZABKOWSKI, Paula; PRATT, Michael; FETZER, Greg. An introduction to video methods in organizational research. Organizational Research Methods, v. 21, n. 2, p. 239–260, 2017.

LUFF Paul Keith; HEATH Christian. Transcribing embodied action. In: TANNEN, Deborah; HAMILTON, Heide; SCHIFRINN, Deborah. The handbook of discourse analysis. Chichester: Wiley Blackwell, 2015. p. 376-390.

McNEILL, David. Hand and mind: what gestures reveal about thought. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

MONDADA, Lorenza. Challenges of multimodality: language and the body in social interaction. United Kingdom, Journal of Sociolinguistics, v. 20, n. 30, p. 336–366, 2016.

MONDADA, Lorenza. Conventions for multimodal transcription, version 3.0.1. Disponível em <https://franzoesistik.philhist.unibas.ch/fileadmin/user_upload/franzoesistik/

mondada_multimodal_conventions.pdf>. Acesso em: 17 fevereiro 2020.

______. Documenter l’articulation des ressources multimodales dans le temps: la transcription d’enregistrements vidéos d’interactions. In: BILGER, Meirelle (Org.) Données orales: les enjeux de la transcription. Perpignan: Presses Universitaires de Perpignan, 2008. p. 127-156.

______. Multiple Temporalities of language and body in interaction: challenges for transcribing multimodality, Research on Language and Social Interaction, v. 51, n. 1, p. 85–106, 2018.

______. Organisation multimodale de la parole-interaction: pratiques incarnées d’introduction des référents. Langue française. v. 175, n. 3, p. 129-147, 2012.

______. Pointing, talk, and the bodies: reference and joint attention as embodied interactional achievements. In: SEYFEDDINIPUR, Mandana; GULLBERG, Marianne (Orgs.) From gesture in conversation to visible action as utterance: Essays in honor of Adam Kendon, London: John Benjamins Publishing Company, 2014. p. 95-124.

______. Video Recording as the reflexive preservation of fundamental features for analysis. In: KNOBLAUCH, Hubert; SCHNETTLER, Bernt; RAAB, Jürgen; SOEFFNER, Hans-Georg (Eds.) Video Analysis. Bern: Lang, 2006. p. 51-68.

MORAES, Juliana. Dança frente e verso. São Paulo: Editora NVersos, 2013.

OCHS, Elinor. Corporeal reflexivity and autism. New York: Integrative Psychological & Behavioral Science, v. 2, n. 49, p. 275-287, 2015.

OCHS, Elinor. Transcription as theory. In: OCHS, Elinor; SCHIEFFELIN, Bambi (Eds.) Developmental Pragmatics. New York: Academic Press, 1979. p. 43-72.

OCHS, Elinor; SOLOMON, Olga. Autistic Sociality. ETHOS Journal of the Society for Psychological Anthropology, v. 38, n. 1, p. 69-92, 2010.

PERE, Laura Le. Dance Literacy Through Labanotation. California, Habibi: A Journal for Lovers of Middle Eastern Dance & Arts, v.14, n. 2, 1995.

RIOS, Clarice. “Nada sobre nós, sem nós”?: O corpo na construção do autista como sujeito social e político. Rio de Janeiro, Sexualidad, Salud y Sociedad, n. 25, p. 212-230, 2017.

STREECK, Jürgen; GOODWIN, Charles; LeBARON, Curtis (Orgs.) Embodied Interaction: language and body in the material world. New York, Cambridge University Press, 2011.

TAMANAHA, Ana Carina; BEVILACQUA Monica; PERISSINOTO Jacy. O uso da comunicação alternativa no autismo. In: NUNES Leila; PELOSI Myrian; WALTER, Catia (Orgs.) Compartilhando experiências. Marilia: Editora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE, 2011. v.1, p. 175-182.

VIANA, Anamaria Fernandes. Dança e autismo, espaços de encontro. 2015. 436 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253990>. Acesso em: 17 fevereiro 2018.

WALENSKI Matthew; TAGER-FLUSBERG Helen; ULLMAN Michael. Language in autism. In: MOLDIN Steven; RUBENSTEIN John (Eds.) Understanding autism: from basic neuroscience to treatment, London, 2006, p. 175-203.

WITTENBURG, Peter; BRUGMAN, Hennie; RUSSEL, Albert; KLASSMANN, Alex; SLOETJES, Han. ELAN: a professional framework for multimodality research. In: Proceedings of the 5th International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC), 2006. p. 1556-1559.

Publicado
2020-04-23
Cómo citar
Miranda da Cruz, F., & Zanoni Andreatto , N. (2020). Um estudo exploratório da notação de gestos em interações com crianças autistas. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(47), 81-102. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/9380
Sección
Artigos - Linguística e Semiótica