Literatura e Filosofia: representações do devir-mulher em Vozes do Deserto de Nélida Piñon

  • MARIA DO SOCORRO SOUZA SILVA UERN
  • Roniê Rodrigues da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Palabras clave: Literatura; Filosofía; Nélida Piñon; Voces del desierto; Convertirse.

Resumen

Este trabalho objetiva investigar como se configuram as representações identitárias das personagens protagonistas do romance Vozes do Deserto (2004), da escritora contemporânea Nélida Piñon, numa associação com as teorias desenvolvidas pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, sobretudo a partir da noção de devir-mulher, problematizada no volume 4 do Mil Platôs (2012). Nossa discussão se desenrola a partir da análise do embate entre a figura da Scherezade e a do Califa, ao longo da narrativa, apontando para o entendimento de que a personagem feminina, tanto na sua vida social como na função de contadora de histórias, assume uma identidade que passa por processos de devir, traduzindo uma ideia de potência manifestada, sobretudo, por suas ações e pelo modo como cria e performatiza os enredos que inventa. Por outro lado, o sujeito masculino é colocado numa posição contrária, em que sua subjetividade está relacionada ao universo de uma macropolítica, sendo reconhecido pelo leitor como uma figura despotencializada. 

Biografía del autor/a

Roniê Rodrigues da Silva , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e Doutorado em Estudos da Linguagem, área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, com bolsa do Programa Nacional de Pós-doutoramento (PNPD/Capes). É Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Identidade Nacional, Literatura e Alteridade e Literatura e Sociedade. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, credenciado no Mestrado e Doutorado em Letras, onde desenvolve pesquisas na área da Pós-Graduação.

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução, Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.4. Tradução Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012.

PIÑON, Nélida. Vozes do Deserto. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Publicado
2023-07-01
Cómo citar
SOUZA SILVA, M. D. S., & Rodrigues da Silva , R. (2023). Literatura e Filosofia: representações do devir-mulher em Vozes do Deserto de Nélida Piñon. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(48), 75-88. https://doi.org/10.55028/papeis.v24i48.10583
Sección
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes