"Dôia na janela", de Roberto Drummond: análise semiótica de uma cena de crucificação
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise semiótica do conto “Dôia na janela”, escrito por Roberto Drummond. Inicialmente, percebemos que esse conto é caracterizado por uma ambiguidade estrutural que conduz a, pelo menos, duas leituras principais a partir do momento em que a protagonista Dôia vê uma cena de crucificação: i) a personagem Dôia teve uma alucinação; ii) a personagem Dôia testemunhou um fato. Dessa forma, partimos das evidências linguísticas presentes no texto para entender como elas colaboram na construção de sentidos que vão além do texto em si. Para isso, utilizamos especialmente as considerações teóricas de Peirce (1974) sobre como é possível compreender os mais diversos fenômenos por meio de categorias universais. Utilizamos, ainda, as considerações de Eco e Sebeok (1991) sobre o conceito de abdução e Oliveira (2008) e Eco (2005) para uma melhor compreensão acerca da obra de Roberto Drummond. Ao final, constatamos que ambas as leituras são válidas e se enriquecem mutuamente, reforçando a ideia de abertura e plurivocidade da obra literária.
References
CANDIDO, Antonio. Crítica e sociologia. In: Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. p. 13-25.
DRUMMOND, Roberto. A morte de D. J. em Paris. São Paulo: Ática, 1975.
ECO, Umberto. A poética da obra aberta. In: Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 37-66.
ECO, Umberto; SEBEOK, Thomas Albert. O signo de três. São Paulo: Perspectiva, 1991.
OLIVEIRA, Silvia de Cassia Rodrigues Damacena de. A Literatura pop de Roberto Drummond: arte pop, referencialidade e ficção. 2008. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.
PEIRCE, Charles Sanders. Escritos Coligidos. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores, v. 36).
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.