Literatura e fotografia em interface: o memento mori no conto “Henri” (2009), de Rubem Fonseca
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a estética fotográfica e a estética literária como elemento que evidencia a morte no conto contemporâneo “Henri” (2009), de Rubem Fonseca. Para a realização da discussão, parte-se da retomada da problematização sobre as confluências das artes gráficas, pintura, fotografia e poesia, entre o século XIX e XX. Além disso, a literatura fonsequiana, margeada pela violência espetacularizadora da morte, abrange os efeitos de sentido propiciados ao texto literário a partir das descrições das personagens que são construídas analogamente à produção de uma fotografia. Mediante essa composição, as imagens geram ainda uma dissolução de fronteiras entre história e ficção, pois a constituição da personagem Henri é similar ao caso de um assassino francês, Henri Désiré Landru, que no século XX assassinou várias mulheres. Decorrente disso, tal assassino figura uma espécie de referente fotográfico na construção imagética do personagem fonsequiano.
Palavras-chave: Literatura Contemporânea. Fotografia. Conto Fotográfico. Estudos Interartes.
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