Cognição e alfabetização: teorias e práticas

  • Salete Valer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Abstract

A alfabetização é a base para qualificação do letramento nas demais fases de escolarização. Nessa relação, o objetivo geral deste artigo é o de depreender como ocorre a transposição das teorias de aprendizagem e de alfabetização nas práticas pedagógicas. A base teórica da aprendizagem segue: Cielo (2004); Plunkett (2000); Rossa (2004); Piaget (2007[1970]); Vigotsky (2000, 2008 [1984]); Koch; Morato e Bentes (2005). A teoria da alfabetização toma: Borges (1998); Dehaene (2007); Ferreiro; Teberosky (999); Morais (1996); Scliar-Cabral (2003; 2010). Este estudo de caso tem como variáveis: o domínio teórico de um sujeito mediador e a transposição teórica no ensino da língua materna. Os resultados indicam que o sujeito em estudo não domina tais conceitos teóricos, os quais não sustentam as suas práticas pedagógicas. Conclui-se que tais profissionais necessitam ser qualificados teoricamente para que suas práticas possam atingir o letramento esperado para essa fase de escolarização.

Author Biography

Salete Valer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Professora da área de Linguagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Atua como docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).Coordena o grupo de pesquisa Lingua(gem) e Comunicação IFSC-Continente (CNPQ)

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Published
2018-11-21
How to Cite
Valer, S. (2018). Cognição e alfabetização: teorias e práticas. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(41), 189-217. Retrieved from https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/5670
Section
Artigos - Linguística e Semiótica