Práticas de letramento de um projeto de extensão: reflexões sobre o letramento escolar
Abstract
Durante seus dois anos de funcionamento, o projeto de extensão “Sinfonia Literária”, vinculado à Universidade do Estado do Pará, teve como principal objetivo o incentivo à leitura por meio da literatura infanto-juvenil, junto a alunos de ensino fundamental I de uma escola pública, mediante atividades de leitura coletiva e individual, contação de histórias e atividades lúdicas. No presente artigo, proponho analisar as práticas de letramento desenvolvidas para o ensino-aprendizagem de leitura e escrita durante a realização de tal projeto de extensão, tendo como corpus de análise um diário de campo construído por mim durante a vigência do mesmo. Verifiquei, com a análise de dados, que os eventos de letramento identificados nos relatos do diário de campo apresentavam entre si regularidades que apontavam para três práticas de letramento: escolar, literária e alfabetizadora. Concluí que a prática de letramento escolar é dominante e engloba as outras práticas letradas, fazendo com que elas convivam, se interseccionem, se misturem, se complementem e se relacionem, apesar de serem distintas e apresentarem suas especificidades.
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