Sujeitos capitalistas: a discursivização da (des)sexualização na propaganda de cosméticos que envolve o público LGBTQI+

  • Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Kassia Paloma Beltrame Oliveira Universidade Estácio Sá – Unesa

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar quais são as formações discursivas que estão imbricadas nos dizeres, verificar o interdiscurso e as memórias discursivas que fazem com que tais discursos sejam construídos. Para tanto, está pautado na teoria da Análise do Discurso de linha francesa (doravante AD) e busca, por meio desta, explanar o modo que determinados discursos são ditos e afetados por outros já ditos, por exemplo, em comentários de propagandas publicitárias que têm como protagonista sujeitos LGBTQI+, bem como compreender elementos como a Formação Ideológica (doravante FI) e as Formações Discursivas (doravante FDs). A teoria permite a reflexão sobre interdiscursos, memória e a noção de pré-construído, variáveis que fazem com que os sujeitos se confrontem em uma arena discursiva em que os enunciados não se atraem, mas se repelem no jogo discursivo.  Metodologicamente, a pesquisa tem como instrumento metodológico da análise a AD de linha francesa e como corpus os comentários coletados no Facebook acerca da publicidade voltada também para o público LGBTQI+. Como resultados das análises, pudemos perceber que, principalmente, as memórias biológicas e religiosas afetavam os discursos presentes nos comentários, o que demonstrou um forte viés conservador nos discursos analisados.

 

Author Biographies

Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Professor do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - UFMA, Campus São Bernardo.
Kassia Paloma Beltrame Oliveira, Universidade Estácio Sá – Unesa
Aluna do curso de especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual - Universidade Estácio Sá - Unesa; Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL; Acadêmica do curso de Fotografia - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – UNIVEL

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Published
2018-12-19
How to Cite
Silva Filho, M. N. dos R., & Oliveira, K. P. B. (2018). Sujeitos capitalistas: a discursivização da (des)sexualização na propaganda de cosméticos que envolve o público LGBTQI+. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 22(43), 210-227. Retrieved from https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/5744
Section
Artigos - Linguística e Semiótica