Hashtag e argumentação: proposta para o ensino de escrita e leitura em textualidades digitais

  • Juliana da Silveira Universidade do Sul de Santa Catarina

Abstract

A hashtag é um elemento recorrente nas dicursividades que circulam nos mais diversos espaços enunciativos informatizados. No Twitter, uma de suas principais características é funcionar como forma de interpretação e resposta a dizeres e textos produzidos nas mídias em geral. Tendo em vista tal característica da hashtag, o objetivo deste artigo é discutir a sua dimensão argumentativa, a partir da análise da hashtag #IstoÉMachismo, que circulou como um contra-argumento ao texto “Uma presidente fora de si”, publicado pela revista IstoÉ nos dias que antecederam o impeachment da então presidenta Dilma Rousseff. A análise se constitui como uma proposta para o ensino de escrita e leitura e busca contribuir para as discussões em torno de abordagens teórico-metodológicas do texto argumentativo, considerando a sua formulação e circulação digital.

Author Biography

Juliana da Silveira, Universidade do Sul de Santa Catarina

Pós-doutoranda (PNPD-Capes) no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Doutora e mestre em Letras. Linha de pesquisa Estudos Linguísticos e Análise do Discurso. E-mail: juliasilveira@hotmail.com.

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Published
2018-11-21
How to Cite
Silveira, J. da. (2018). Hashtag e argumentação: proposta para o ensino de escrita e leitura em textualidades digitais. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(41), 218-224. Retrieved from https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/5764
Section
Artigos - Linguística e Semiótica