A definição da conjunção que em dicionários para estudantes do ensino médio
The definition of the conjunction that in dictionaries for high school students
Resumen
As conjunções são palavras relacionadas com os processos de subordinação e coordenação. São, nesse sentido, importantes, para a compreensão de períodos compostos. Como um dos papéis do dicionário escolar é o auxílio na leitura e na escrita, o registro e definição dessa classe gramatical é relevante para alunos que estão em fase de produção de textos mais complexos, pois a conjunção também funciona como um elemento coesivo. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar como os dicionários do tipo 4 do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2012) definem a conjunção “que”. Como bases teóricas, fundamentamo-nos em pesquisadores da Gramática, como Bechara (2009), Bagno (2012), Cunha e Cintra (2017), e da Lexicografia, como Biderman (1984), Pontes (2009) e Bugueño Miranda e Farias (2011). Nossas análises mostraram que os verbetes estudados se utilizaram de paráfrases por indicação de uso morfossintático e pragmático e paráfrases sinonímicas para definir o “que”. Isso indica que os dicionários levaram em consideração não somente a função sintática desempenhada pela conjunção para defini-la, mas os diversos significados que ela pode assumir em diferentes contextos de uso, já que se trata de um elemento com uma variedade de usos e sentidos, reconhecidos pelas classificações apresentadas pelas definições.
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