As faces do regionalismo em Hélio Serejo
Resumen
Hélio Serejo é conhecido por rememorar os aspectos sociológicos, políticos, econômicos e culturais da região da fronteira Brasil-Paraguai no final do século XIX e início do século XX, período do Ciclo da Erva-mate. Nota-se explicitamente a estética regionalista em sua obra, visto que as narrativas são pautadas em aspectos da região em destaque. O conceito amplo de regionalismo leva-nos à ideia de que características do espaço físico e da cultura de determinada região e povo permeiam uma obra com tal estética literária, no entanto é possível abrir uma discussão a respeito desse conceito original, e torna-se desafiador discutir o que vem a ser o regionalismo de forma mais abrangente. A análise histórica e social de determinada região e povo, permite-nos desvendar as consequências culturais da heterogeneidade social. O presente trabalho visa à analise da obra de Hélio Serejo, em uma perspectiva regionalista, e leva-nos a compreendê-la como universal. Para tal análise, são apresentados os aspectos do regionalismo serejeano, como aspecto geográfico, político, econômico, étnico e cultural. Os contos Caraí (2008) e Lobisomem (2008), de Hélio Serejo, serão o corpus do trabalho, e, servirão como base para fomentar o estudo, autores como Lúcia Miguel-Pereira (1973), além de Lígia Chiappini (1995) e Georg Lukács (1978), cujas obras possibilitam uma compreensão teórica e uma análise diferenciada para viabilizar a fundamentação e a percepção da universalidade na obra de Hélio Serejo.
Citas
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