Da vida para a escola: práticas orais lúdicas revisitadas em um curso de formação continuada de professores

  • Cristina Aparecida Leite Universidade de Brasília

Resumen

O texto apresenta o relato de experiência do trabalho com atividades orais permeadas de ludicidade que foram ressignificadas durante o curso Rodas de Brincar, oferecido no 1ºsem/2016 para os professores-formadores atuantes nas Oficinas Pedagógicas do DF, no espaço da EAPE. Participaram 38 professores de várias disciplinas e etapas de ensino. Por meio de diversas vivências, foram abordadas práticas como: narração de histórias, poemas, quadrinhas populares, rodas de versos – líricas, de desafio e de lorota -, parlendas, cantigas populares e toda a musicalidade que emerge de tais práticas. Para a fundamentação teórica, contribuíram: Sílvio Romero (1954), Jacqueline Heylen (1991), Paulo Freire (1996), Loureiro e Tatit (2013), Gomes e Moraes (2013), Kishimoto (1998), Câmara Cascudo (2010), Saraiva (2011), Mário de Andrade (2002), Lucilene Silva (2014), Luckési (2014), dentre outros. 

Biografía del autor/a

Cristina Aparecida Leite, Universidade de Brasília
Mestranda pelo PPG-CEN - UnB, sobr orientação da Prof. Dra. Luciana Hartann. Graduada em Letras e Dança. Professora da Secretaria de Educação do DF desde 1993, atuando com formação continuada na Oficina Pedagógica de Ceilândia desde 2008.

Citas

ANDRADE, M. D. Danças Dramáticas do Brasil; edição organizada por Oneida Alvarenga. 2ª. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.

ARAÚJO, Alceu. Maynard. Folclore Nacional II: dança, recreação e música. 3ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (obras escolhidas, vol I). 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012

CASCUDO, L. D. C. Vaqueiros e cantadores para jovens. 1. ed. ed. São Paulo: Global, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Lenice & MORAES, Fabiano. Alfabetizar letrando com a tradição oral. SP: Cortez, 2013.

HEYLEN, J. Parlenda, Riqueza Folclórica. 2ª Ed. ed. SP: Editora Hucitec, 1991.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 7ª Ed. ed. SP: Perspectiva, 2012.

KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 4ª d. ed. RJ: Vozes, 1998.

LOUREIRO, M.; TATIT, A. Brincadeiras cantadas de lá e de cá. 1ª. ed. SP: Melhoramentos, 2013.

____________________. Desafios Musicais. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014.

LUCKESI, Cipriano. Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade. In.: Interfaces da Educação, Cadernos de Pesquisa . Núcleo de Filosofia e História da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFBA, vol. 2, no. 1, 1998, pág. 09-25

___________________. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, p. 13-23, Julho/Dezembro 2014. ISSN 2.

MONTEIRO, M. F. M. Dança popular: espetáculo e devoção. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.

ROMERO, S. Folclore Brasileiro 1: Cantos populares do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, v. II, 1954.

SARAIVA, J. A. E. A. Palavras, brinquedos e brincadeiras: a cultura oral na escola. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SILVA, Lucilene. Eu vi as três meninas: música tradicional da infância na aldeia de Carapicuíba. SP: Zerinho ou Um, 2014.

SODRÉ, Lilian Abreu. Música africana na sala de aula: cantando, tocando e dançando nossas raízes negras. São Paulo: Duna Dueto, 2010.

TARJA Branca. Direção: de Cacau Rhoden. Produção: Etela Rener. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2014. Disponível em: http://goo.gl/E7JwB6. Acesso em: 27/11/14.

TUGNY, Rosângela P. de. Cantos TikmỮṹn: para abrir o mundo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

Publicado
2020-01-04
Cómo citar
Leite, C. A. (2020). Da vida para a escola: práticas orais lúdicas revisitadas em um curso de formação continuada de professores. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 21(42), 01-18. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3303
Sección
ESPECIAL: I Simpósio de Crítica Literária Dialética (UnB)