Com direito à palavra: discutindo literatura na contemporaneidade
Resumen
Este artigo pretende pensar a crise em torno da literatura brasileira que vem se agravando com o passar dos anos, atinge o ensino e, consequentemente, a sociedade. O desprestígio dessa área, somado aos baixos salários dos professores e ao desinteresse pela leitura conferem à literatura o estigma de supérflua. Por outro lado, a literatura nem sempre está ao alcance da maioria, sendo direcionada, em muitos casos, àqueles com maior possibilidade de acesso à educação de qualidade ceifando o direito de acesso aos bens culturais de uma parcela da população. Em meio à essa problemática paradoxal, discorrer sobre o ensino é um dever de quem se preocupa com as necessidades dos outros. Por essa razão, a discussão aqui proposta intenta abordar a relevância da literatura no contexto atual para a educação e sociedade evidenciando também o papel do leitor como indivíduo ativo no processo de leitura literária. A partir disso, busca-se abrir espaço para reflexão sobre a literatura aqui tratada não só como disciplina escolar e sim como um direito, conforme propõe Antonio Candido.
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