Reflexões sobre uma narrativa em um contexto de ensino da Libras como segunda língua para crianças ouvintes

  • Danielle Vanessa Costa Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Este artigo é um recorte de minha dissertação de mestrado. A pesquisa-ação foi a abordagem metodológica central deste estudo, que orientou tanto a formulação dos objetivos gerais e específicos, quanto o processo de geração de dados. O objetivo deste trabalho é apresentar a análise do segmento “Contação da fábula em Libras”, o segundo de um grupo de cinco segmentos transcritos sobre a tarefa “A lebre e a tartaruga”, com foco nos recursos icônicos, sinais e gestos utilizados na contação da fábula para as crianças ouvintes. Destacam-se as estratégias de repetições de enunciados, uso de gestos emblemáticos e descritivos em substituição aos sinais convencionais da Libras utilizadas por Fernanda, uma das colaboradas da pesquisa, durante a narrativa da fábula. Conclui-se que os recursos icônicos, a repetição dos sinais e o uso de gestos emblemáticos utilizados pela bolsista na contação da fábula contribuíram para a sua compreensão pelas crianças, bem como ampliaram a participação delas durante a narrativa.

 

Biografía del autor/a

Danielle Vanessa Costa Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC

Citas

CUXAC, C. La langue des signes française (LSF): Les voies de l’iconicité. (Faits de langues). 1. ed. Paris: Éditions Ophrys, 2000.

FERREIRA BRITO, L. Similarities and differences in two Brazilian sign languages. Sign Language Studies. v. 13, n. 42, 1984, p. 45-56.

FERREIRA BRITO, L. (Ed.) Geles: Grupo de estudos sobre linguagem, educação e surdez. Rio de Janeiro: UFRJ, ano 3, n. 3, 1988.

FERREIRA BRITO, L. (Ed.) Geles: Grupo de estudos sobre linguagem, educação e surdez. Rio de Janeiro: UFRJ, ano 4, n. 4, 1990.

FERREIRA BRITO, L. Integração social e educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.

FERREIRA BRITO, L. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.

KLIMA, E.; BELLUGI, U. The signs of language. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1979.

LADOUSSE, G.P. Role play: Resource Books for Teachers. Oxford: Oxford University Press, 2001.

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 2000.

LEITE, T.A. Pesquisa autobiográfica de aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira como segunda língua: Estudo em Diário. Série Publicações Ocacionais 2. São Paulo: Escola do Futuro/Universidade de São Paulo, 2001.

LEITE, T.A. O ensino de segunda língua com foco no professor: História oral de professores surdos de língua de sinais brasileira. 2004. 250f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

LEITE, T.A. Aprender a ver: o ensino da língua de sinais americana como segunda língua. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005.

LEITE, T.A. The study of conversational interaction as a resource for the linguistic description of Brazilian Sign Language. Theoretical Issues in Sign Language Research, 2006.

LEITE, T.A. A segmentação da língua de sinais brasileira (libras): um estudo linguístico descritivo a partir da conversação espontânea entre surdos. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

LEITE, T.A. O futuro dos estudos das línguas (de sinais). In: QUADROS. R.M.; STUMPF. M.; LEITE, T.A. (Org.). Estudos da Língua Brasileira de Sinais. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2014. p. 37-58.

LEITE, T.A. Relatório do Projeto Libras na Creche. UFSC, 2015.

LEITE, T.A. MCCLEARY, L. A identificação de unidades gramaticais na Libras: Uma proposta de abordagem baseada no uso. Revista Todas as Letras, v. 15, p. 62-87, 2013.

LIDDELL, S.K. Blended spaces and deixis in sign language discourse. In: MCNEILL, D. (Ed.) Language and gesture. Cambridge: Cambridge University Press. 2000. p. 331-357.

LIDDELL, S.K. Grammar, gesture, and meaning in American sign language. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

LILLO-MARTIN, D. C. Parameter setting: evidence from use, acquisition, and breakdown in American Sign Language. Tese (Doutorado) – Universidade da California, San Diego. Universidade Microfilms International, Ann Arbor, Michigan, 1986.

McCLEARY, L. Bilinguismo para surdos: brega ou chique? In: V CONGRESSO INTERNACIONAL E XI SEMINÁRIO NACIONAL. SURDEZ: FAMÍLIA, LINGUAGEM, EDUCAÇÃO. Anais... Rio de Janeiro: INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2006. p. 288-293.

McCLEARY, L. Transcrição de dados de uma língua sinalizada: um estudo piloto da transcrição de narrativas na língua de sinais brasileira (LSB). In: SALLES, H. (Org.) Bilinguismo e Surdez: Questões linguísticas e educacionais. Goiânia: Cânone Editorial, 2007.

McCLEARY, L.; LEITE, T. A. Turn-taking in Brazilian Sign Language: Evidence from Overlap. Journal of Interactional Research in Communication Disorders, v. 4, p. 123-154, 2013.

McCLEARY, L.; VIOTTI, E. Transcrição de dados de uma língua sinalizada: um estudo piloto da transcrição de narrativas na língua de sinais brasileira (LSB). In: Congresso Internacional da ABRALIN, 4, Brasília. Simpósio Língua de Sinais e Bilinguismo, p. 1-28, 2005.

McCLEARY, L.; VIOTTI, E. Língua e gesto em línguas sinalizadas. Veredas, v. 1, p. 289-304, 2011.

_McCLEARY, L.; VIOTTI, E. Semântica e Pragmática. Florianópolis: UFSC-CCE, 2009.

McCLEARY, L.; VIOTTI, E.; LEITE, T. A. Descrição das línguas sinalizadas: A questão da transcrição dos dados. Alfa: Revista de Linguística, São José do Rio Preto, v. 54, p. 265-289, 2010.

McILVENNY, P. Seeing conversations: analyzing sign language talk. In: TEN HAVE P., PSATHAS, G. (ed.) Order: Studies on the Social Organisation of Talk and Embodied Activities. Washington, DC: University Press of America, 1995. p. 129-150.

TAUB, S.F. Language from the body: Iconicity and metaphor in American Sign Language. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

WILCOX, S. Struggling for a voice: An interactionist view of language and literacy in Deaf education. In: JOHN-STEINER, V.; PANOFSKY, C.P.; SMITH, L.W. Sociocultural approaches to language and literacy: an interactionist perspective. Cambridge University Press, 1994.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.

Publicado
2018-12-19
Cómo citar
Costa Sousa, D. V. (2018). Reflexões sobre uma narrativa em um contexto de ensino da Libras como segunda língua para crianças ouvintes. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 22(43), 51-71. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/5899
Sección
Artigos - Linguística e Semiótica