A NATUREZA DAS QUESTÕES DE LEITURA EM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS SOB A ÓTICA DO LETRAMENTO CRÍTICO

  • Diana Pacheco de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

Com a expansão dos meios de comunicação proporcionados pelas “novas” mídias, compreender outras formas de construção de sentido passa a ser relevante. Em uma sociedade de diferenças, debates acerca do livro didático se revitalizam, principalmente, na linguística aplicada discutindo ensino de e formação em línguas levando em conta contextos sócio- históricos. Assim, neste artigo, que é parte de uma pesquisa de mestrado, analisamos questões de leitura de texto da unidade I de um determinado livro didático de inglês para o 9° ano do ensino fundamental a partir dos conceitos de letramento crítico de Cervetti, Pardales e Damico (2001) e Janks (2010, 2014), dentre outros. Inicialmente apresentaremos os pressupostos teóricos, a metodologia e, por fim, a análise da atividade. Os resultados preliminares enfatizam a importância da natureza das perguntas nas atividades.

Biografía del autor/a

Diana Pacheco de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda em estudos de linguagem da UFMS

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Publicado
2019-06-17
Cómo citar
de Souza, D. P. (2019). A NATUREZA DAS QUESTÕES DE LEITURA EM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS SOB A ÓTICA DO LETRAMENTO CRÍTICO. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 23(45), 209-235. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/7690
Sección
Artigos - Linguística e Semiótica