SEMIÓTICA E EDUCAÇÃO

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/papeis.v28i55.20068

Résumé

O capítulo tem por objeto a construção da sentido no contexto da educação. De acordo a fundamentação teórico-metodológica da semiótica de linha francesa (Bertrand, 2003; Coquet, 1984; 1997; Fontanille, 2019), objetivamos demonstrar a abordagem semiótica dos processos de ensino e aprendizagem, a partir da elaboração mais recente da noção de narratividade pela teoria, com o interesse de analisar o exercício pedagógico enquanto interações entre sujeitos-actantes em aulas da disciplina de redação cujo tema seja a produção escrita de textos dissertativos-argumentativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o que implica considerações a respeito da natureza retórica da relação entre aluno e professor. Os resultados apontam que a relação adjuvante de ensino é regida por uma série de procedimentos de manipulação baseados em um projeto de persuasão dos professores que visam a aprendizagem de seus alunos. A abordagem semiótica enriquece a análise do ensino e aprendizagem, ao passo que demostra que o trabalho cognitivo de transmissão de modalidades de tipo epistêmicas, aléticas e deônticas em sala de aula não prescinde de uma estrutura narrativa, o que, do ponto de vista prático, pode contribuir para o aprimoramento das pedagogias de cooperação, ao passo que permite desenvolver abordagens que considerem não apenas a transmissão de informações, mas também a construção dos significados, ou seja, a maneira como os conteúdos são apresentados e assimilados, o que incorre em uma educação mais significativa e reflexiva. Assim, busca-se estabelecer uma aproximação entre Semiótica e Educação, interface que possibilita entrever a produtividade analítica da teoria greimasiana para este campo do conhecimento.

Biographie de l'auteur

Suelismar Florêncio, Universidade de São Paulo

Doutorando em Semiótica e Linguística Geral pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de São Paulo, com apoio da CAPES. É Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, também com apoio da CAPES. Especialista em Linguagens e Práticas de Ensino pela UEG, Licenciado em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2015) e Bacharel em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras - Tradução e Interpretação pela UniOeste (2023). Atualmente, também cursa Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (2027). No âmbito da pesquisa, busca compreender as estruturas prosódicas da Língua Brasileira de Sinais, a partir do metodologia semiótica de linha francesa. Integra ativamente o Grupo de Pesquisa em Historiografia Linguística (IMAGO UFG), o Grupo de Estudos Semióticos (GESSEM UFG), o Grupo de Iniciação à Semiótica (GIS UFC), o Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos - bases (LabOrino USP), o Laboratório de Semiótica (Labs USP) e o Laboratório de Orientação em Estudos Semióticos (LabOrES USP), onde colabora com leituras e discussões que lançam luz sobre o desenvolvimento dos estudos greimasianos sobre a significação.

Références

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Publiée
2024-06-24