ELEMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS PROVÍNCIAS DO PARÁ E DO AMAZONAS
Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa cujo objetivo foi analisar elementos históricos do ensino da matemática secundária no contexto das províncias do Pará e do Amazonas, no período de 1840 a 1870. As principais fontes primárias utilizadas foram leis, regulamentos da instrução pública primária e secundária, relatórios dos presidentes das províncias e de outras autoridades responsáveis pela instrução pública. Foram também utilizadas informações descritas na obra de Primitivo Moacyr, publicada em 1939. As fontes de informação foram submetidas a uma análise de discurso e interpretadas por meio de uma abordagem cultural e histórica, na linha proposta por André Chervel. Os fatos históricos foram definidos com base no pressuposto de que as propostas de instrução pública, no período considerado, foram implementadas a partir de estratégias fortemente ligadas ao projeto político. Foi possível constatar que os desafios da educação matemática nas províncias do Pará e do Amazonas se aproximam das dificuldades das demais províncias e, em parte, resultam da política colocada em prática a partir do Ato Adicional de 1834. Apesar das iniciativas de alguns governos, somente uma pequena parcela da sociedade local tinha acesso à educação secundária. A prioridade era preparar os alunos para o ingresso no ensino superior, missão iniciada pelo Liceu Paraense e que norteou também a criação do Liceu Amazonense, em 1869. No período analisado persistem os problemas da falta de professores, escolas e de condições para expandir o processo de formação de professores primários.
Referências
AMAZONAS, Assembléia Legislativa do Estado. Anais da Assembléia Legislativa Provincial do Amazonas 1852-1853. Manaus: 1997.
BLAKE. Augusto Victorio Alves Sacramento. Dicionário Bibliográfico Brasileiro, 7º Volume. Imprensa Nacional. Rio de Janeiro: 1902
BITTENCOURT, Agnello. Pródromos Educacionais do Amazonas. (obra póstuma) Edição do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Imprensa Oficial do Estado do Amazonas. Manaus: 1981.
BOLEA, Pilar. El proceso de algebrización de organizaciones matemáticas escolares. Tese de doutorado. Universidade de Zaragosa: 2002.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
CHERVEL, André. La Culture Scolaire. Paris, Editora Belin, 1990.
CORRÊA, Carlos Humberto Alves. Circuito do livro escolar: elementos para compreensão do seu funcionamento no contexto educacional amazonense (1852 – 1910). Tese de doutorado defendida na UNICAMP. Campinas: 2006.
FERREIRA PENA, Herculano. Fala dirigida Assembléia Legislativa Provincial do Amazonas, no dia 1º de outubro de 1853, na abertura da 2ª sessão ordinária. Typographia de M.S. Ramos, Manaus: 1853.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergstroem. A formação de professores da Escola Normal Escola de Educação. INEP-MEC, Brasília: 2001.
MIRANDA LEÃO, Manoel de. Antiga Província do Amazonas. In Annuario do Gymnasio Amazonense Pedro II. Manaus: 1925.
MOACYR, Primitivo. A instrução e as províncias. Subsdios para a história da educação no Brasil (1834 – 1889). Das Amazonas as Alagoas. Cia. Editora Nacional. São Paulo: 1939.
PARA. Relatório do presidente do Par Domingos Jos da Cunha Junior, presidente da províncial em 1º de julho de 1873. Tip. do Diário do Grão-Par. Belém: 1873.
PINHEIRO, Maria Luíza. Apontamentos a acerca da instrução pblica no Amazonas Provincial (1850 – 1870). In Amazônia Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Ano 9, número 2. Manaus: 2004
REGO, Clóvis Moraes. Subsídios para a História do Colégio Estadual Paes de Carvalho. Editora da UFPA e L&A Ediotra. Belém: 2002.
REIS, Arthur Cezar Ferreira. Ferreira. História do Amazonas. Itatiaia, 3ª ed. Belo Horizonte: 1998.
SAVIANI, Demerval e outros. O legado Educacional do século XIX. Editores Associados. Campinas: 2007.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma história da matemática escolar no Brasil: 1730-1930. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Revista Zetetiké, v. 16, UNICAMP, Campinas: 2008.