ELEMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS PROVÍNCIAS DO PARÁ E DO AMAZONAS

  • Luiz Carlos Pais UFMS
  • Tarcisio Luiz de Souza Leão
Palavras-chave: Educação Matemática, História da Educação Paraense, História da Educação Matemática, Educação Matemática no Amazonas

Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa cujo objetivo foi analisar elementos históricos do ensino da matemática secundária no contexto das províncias do Pará e do Amazonas, no período de 1840 a 1870. As principais fontes primárias utilizadas foram leis, regulamentos da instrução pública primária e secundária, relatórios dos presidentes das províncias e de outras autoridades responsáveis pela instrução pública. Foram também utilizadas informações descritas na obra de Primitivo Moacyr, publicada em 1939. As fontes de informação foram submetidas a uma análise de discurso e interpretadas por meio de uma abordagem cultural e histórica, na linha proposta por André Chervel. Os fatos históricos foram definidos com base no pressuposto de que as propostas de instrução pública, no período considerado, foram implementadas a partir de estratégias fortemente ligadas ao projeto político. Foi possível constatar que os desafios da educação matemática nas províncias do Pará e do Amazonas se aproximam das dificuldades das demais províncias e, em parte, resultam da política colocada em prática a partir do Ato Adicional de 1834. Apesar das iniciativas de alguns governos, somente uma pequena parcela da sociedade local tinha acesso à educação secundária. A prioridade era preparar os alunos para o ingresso no ensino superior, missão iniciada pelo Liceu Paraense e que norteou também a criação do Liceu Amazonense, em 1869. No período analisado persistem os problemas da falta de professores, escolas e de condições para expandir o processo de formação de professores primários.

Referências

AMAZONAS, Assembléia Legislativa do Estado. Anais da Assembléia Legislativa Provincial do Amazonas 1852-1853. Manaus: 1997.

BLAKE. Augusto Victorio Alves Sacramento. Dicionário Bibliográfico Brasileiro, 7º Volume. Imprensa Nacional. Rio de Janeiro: 1902

BITTENCOURT, Agnello. Pródromos Educacionais do Amazonas. (obra póstuma) Edição do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Imprensa Oficial do Estado do Amazonas. Manaus: 1981.

BOLEA, Pilar. El proceso de algebrización de organizaciones matemáticas escolares. Tese de doutorado. Universidade de Zaragosa: 2002.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHERVEL, André. La Culture Scolaire. Paris, Editora Belin, 1990.

CORRÊA, Carlos Humberto Alves. Circuito do livro escolar: elementos para compreensão do seu funcionamento no contexto educacional amazonense (1852 – 1910). Tese de doutorado defendida na UNICAMP. Campinas: 2006.

FERREIRA PENA, Herculano. Fala dirigida Assembléia Legislativa Provincial do Amazonas, no dia 1º de outubro de 1853, na abertura da 2ª sessão ordinária. Typographia de M.S. Ramos, Manaus: 1853.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergstroem. A formação de professores da Escola Normal Escola de Educação. INEP-MEC, Brasília: 2001.

MIRANDA LEÃO, Manoel de. Antiga Província do Amazonas. In Annuario do Gymnasio Amazonense Pedro II. Manaus: 1925.

MOACYR, Primitivo. A instrução e as províncias. Subsdios para a história da educação no Brasil (1834 – 1889). Das Amazonas as Alagoas. Cia. Editora Nacional. São Paulo: 1939.

PARA. Relatório do presidente do Par Domingos Jos da Cunha Junior, presidente da províncial em 1º de julho de 1873. Tip. do Diário do Grão-Par. Belém: 1873.

PINHEIRO, Maria Luíza. Apontamentos a acerca da instrução pblica no Amazonas Provincial (1850 – 1870). In Amazônia Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Ano 9, número 2. Manaus: 2004

REGO, Clóvis Moraes. Subsídios para a História do Colégio Estadual Paes de Carvalho. Editora da UFPA e L&A Ediotra. Belém: 2002.

REIS, Arthur Cezar Ferreira. Ferreira. História do Amazonas. Itatiaia, 3ª ed. Belo Horizonte: 1998.

SAVIANI, Demerval e outros. O legado Educacional do século XIX. Editores Associados. Campinas: 2007.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma história da matemática escolar no Brasil: 1730-1930. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Revista Zetetiké, v. 16, UNICAMP, Campinas: 2008.

Como Citar
PAIS, L. C.; SOUZA LEÃO, T. L. DE. ELEMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS PROVÍNCIAS DO PARÁ E DO AMAZONAS. Perspectivas da Educação Matemática, v. 2, n. 3, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 4 > >>