PARTICIPAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NA HISTÓRIA RECENTE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL

  • Luiz Carlos Pais UFMS
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS
  • Marilena Bittar UFMS
Palavras-chave: História da Educação, Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste texto é descrever alguns momentos da participação do Estado de Mato Grosso do Sul na história recente da Educação Matemática brasileira e mais particularmente a implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Para descrever essa trajetória, são destacados fatos relevantes da evolução do ensino da Matemática no Brasil, de forma entremeada com acontecimentos mais pontuais dessa evolução no contexto das instituições mais diretamente envolvidas com o referido programa. Por meio de uma abordagem qualitativa de natureza crítica, são destacados alguns pressupostos implícitos nas bases científicas, epistemológicas e didáticas que sustentam a configuração geral da proposta defendida para a formação de educadores matemáticos pesquisadores, em nível de pós-graduação. Os fundamentos defendidos nessa vertente da Educação Matemática consistem em defender uma formação profissional na qual os aspectos matemáticos, históricos, culturais, tecnológicos e didáticos sejam concebidos e praticados como fundamentais e indissociáveis do fenômeno educacional.

Referências

CHEVALLARD, Y. Organiser l’étude Ecologia et Regulation. Grenobe: Atas da 11ª Escola de Verão de Didática da Matemática. Editora La Pensée Sauvage, 2002.

D’AMORE, Bruno. Epistemologia e Didática da Matemática. São Paulo: Escrituras Editora, 2005.

LORENZATO, Sérgio. (org.) O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

PAIS, Luiz Carlos. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. Caxambu: Anais da 23ª Reunião da Anped, 2000.

PEREIRA, Denizalde Rodrigues. História do movimento democrático que criou a Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Tese de Doutorado. Campinas: Unicamp. 2005.

STÁVALE, Jacomo. Coisas da ... Mathematica: Resposta ao professor Julio Cessar Mello e Souza. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1933.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma história da Matemática Escolar no Brasil: 1730 – 1930. São Paulo: Editora Annablume, 1999.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Controvérsias sobre Educação Matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa nº 120, pp 151-167. São Paulo: 2003.

Como Citar
PAIS, L. C.; FREITAS, J. L. M. DE; BITTAR, M. PARTICIPAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NA HISTÓRIA RECENTE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, n. 1, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>