Ensaio sobre Questões de Método na Pesquisa em Educação Matemática

  • Luiz Carlos Pais UFMS

Resumo

Este ensaio trata de pesquisa na área de Educação Matemática, focalizando mais especificamente questões de método e outros elementos associados às escolhas feitas pelo pesquisador para participar do diálogo estabelecido pela comunidade científica. A intenção não é estabelecer uma separação absoluta entre atividades de pesquisa e de estudo, porque ambas estão relacionadas ao problema da elaboração do conhecimento, fenômeno bem mais amplo do que as normas subjacentes ao diálogo social necessário para a validação da pesquisa. Para alcançar o extrato mais interno dos postulados admitidos nos procedimentos de uma abordagem metodológica, as reflexões apresentadas estão mais voltadas para a pesquisa acadêmica, tomando como referência os desafios de orientação de trabalhos em nível de pós-graduação. Desse modo, é preciso fazer recortes, com muito cuidado, para não cortar o essencial.

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Ed. Contraponto. Rio de Janeiro: 1996.

CHERVEL, André. La culture scolaire. Une approche historique. Ed. Belin. Paris: 1998.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Ed. Perspectiva. Rio de Janeiro: 1970.

Como Citar
PAIS, L. C. Ensaio sobre Questões de Método na Pesquisa em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 11.

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 4 > >>