Ensaio sobre Questões de Método na Pesquisa em Educação Matemática
Resumo
Este ensaio trata de pesquisa na área de Educação Matemática, focalizando mais especificamente questões de método e outros elementos associados às escolhas feitas pelo pesquisador para participar do diálogo estabelecido pela comunidade científica. A intenção não é estabelecer uma separação absoluta entre atividades de pesquisa e de estudo, porque ambas estão relacionadas ao problema da elaboração do conhecimento, fenômeno bem mais amplo do que as normas subjacentes ao diálogo social necessário para a validação da pesquisa. Para alcançar o extrato mais interno dos postulados admitidos nos procedimentos de uma abordagem metodológica, as reflexões apresentadas estão mais voltadas para a pesquisa acadêmica, tomando como referência os desafios de orientação de trabalhos em nível de pós-graduação. Desse modo, é preciso fazer recortes, com muito cuidado, para não cortar o essencial.Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Ed. Contraponto. Rio de Janeiro: 1996.
CHERVEL, André. La culture scolaire. Une approche historique. Ed. Belin. Paris: 1998.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Ed. Perspectiva. Rio de Janeiro: 1970.
Como Citar
PAIS, L. C. Ensaio sobre Questões de Método na Pesquisa em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 11.
Seção
Dez Anos do PPGEduMat