Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
Resumen
Neste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram analisados os capítulos de Estatística das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2020, com o objetivo de identificar a ocorrência de atividades que valorizem temas como catalisadores de processos reflexivos acerca do contexto para compreender como se dão essas relações. Essas duas perspectivas guiaram nossa pesquisa. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo que favoreceu a construção de categorias temáticas e a realização de inferências e interpretações. Em relação à presença de temas nas obras, observa-se uma grande diversidade, o que é positivo. Em relação à maneira como o potencial de contextualização das QSC se relaciona com o conteúdo tratado, esta ainda se mostra tímida.
Citas
ARARIBÁ, Mais: matemática. São Paulo: Moderna, 2018.
BIANCHINI, Edwaldo Roque. Matemática: Bianchini. 9 ed. São Paulo: Moderna, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: SEF/MEC, 1998.
BRASIL. Guia de livros didáticos: 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC, 2001.
BRASIL. Guia de livros didáticos 2005: 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC, 2004 (volume 3).
BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2008: matemática. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2011: matemática. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2014: matemática. Brasília: MEC/SEB, 2013.
BRASIL. Guia de livros didáticos PNLD 2017: matemática. Brasília: MEC/SEB, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. PNLD 2020: matemática – guia de livros didáticos. Brasília: MEC/SEB, 2019.
BERNARDO, José Roberto da Rocha. Questões sociocientíficas no ensino de física: tensões, limites e possibilidades. In: CAMARGO, Sérgio.; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi .; DRUMMOND, Juliana Hidalgo.; QUEIROZ, Glória Regina Pessôa Campello; NICOT, Yuri Esposito.; NASCIMENTO, Silvania Sousa (Orgs.). Controvérsias na pesquisa em ensino de física. São Paulo: Livraria da Física, p. 327-343, 2014.
BERNARDO, José Roberto da Rocha; REIS, Pedro. A formação do professor de ciências e os desafios da prática em questões sociocientíficas. Tear: revista de educação, ciência e tecnologia, v. 9(1), 2020.
CHAVANTE, Eduardo Rodrigues. Convergências Matemática. 2 ed. São Paulo: SM, 2018.
DANTE, Luiz Roberto. Teláris Matemática. 3 ed. São Paulo: Ática, 2018.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis.; CARDOSO, Cleusa de Abreu Educação Matemática e letramento: textos para ensinar Matemática e Matemática para ler textos. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, p. 63-76, 2009.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018.
LONGEN, Adilson. Apoema Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 2018.
OLIVEIRA, Carlos Nely de; FUGITA, Felipe. Geração Alpha Matemática. 2 ed. São Paulo: SM, 2018.
PATARO, Patrícia Moreno; BALESTRI, Rodrigo Dias. Matemática essencial. São Paulo: Scipione, 2018.
RAMSEY, John. The Science Education Reform Movement: implications for social responsibility. Science Education, v. 77(2), p. 235-258, 1993.
REIS, Pedro.; GALVÃO, Cecília. Controvérsias sócio-científicas e prática pedagógica de jovens professores. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10(2), p. 131-160, 2005.
SADLER, Troy. Informal reasoning regarding socio-scientific issues: a critical review of research. Journal of Research in Science Teaching, v. 41 (5), p. 513-530, 2004.
SILVEIRA, Ênio Ney de Menezes. Matemática: compreensão e prática. 5 ed. São Paulo: Moderna, 2018.
SAMPAIO, Fausto Arnaud. Trilhas da matemática. São Paulo: Saraiva, 2018.
SIMONNEUAX, Jean; LEGARDEZ, Alain. The epistemologial and didactical challenges involved in teaching socilly acute questions: the example os globalization. Journal of Social Science Education, v. 9(4), p. 24-35, 2010.
SOUZA, Joamir Roberto de. Matemática: realidade e tecnologia. São Paulo: FTD, 2018.
VILCHES, Amparo.; GIL-PÉREZ, Daniel. Construyamos un Futuro Sostenible: dialogos de supervivencia. Madrid: Cambridge University Press, 2003.
ZEIDLER, Dana; SADLER, Troy; SIMMONS, MIchael; HOWES, Elaine. Beyond STS: a research-based framework for socio-scentific issues education. Science Education, v. 89, p. 357-377, 2005.
Derechos de autor 2021 Perspectivas da Educação Matemática
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.