Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental

Resumen

Neste trabalho apresentamos uma pesquisa que focalizou o uso de questões sociocientíficas (QSC) como contextos em livros didáticos de matemática para o Ensino Fundamental no Brasil. Mais especificamente, foram analisados os capítulos de Estatística das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2020, com o objetivo de identificar a ocorrência de atividades que valorizem temas como catalisadores de processos reflexivos acerca do contexto para compreender como se dão essas relações. Essas duas perspectivas guiaram nossa pesquisa. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo que favoreceu a construção de categorias temáticas e a realização de inferências e interpretações. Em relação à presença de temas nas obras, observa-se uma grande diversidade, o que é positivo. Em relação à maneira como o potencial de contextualização das QSC se relaciona com o conteúdo tratado, esta ainda se mostra tímida.

Biografía del autor/a

José Roberto da Rocha Bernardo, Universidade Federal Fluminense.

Doutor em Ensino de Biociências e Saúde pelo IOC-FIOCRUZ, professor Associado da Faculdade de Educação da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, líder do grupo de pesquisa Práticas, Culturas e Espaços de Construção de Saberes – PCECS. E-mail: bernardo.jrr@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3912-5786

Bruno Alves Dassie, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), professor Associado da Faculdade de Educação da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, líder do grupo de pesquisa História e Educação Matemática. Universidade Federal Fluminense. E-mail: badassie@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8117-3867

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Publicado
2021-08-04
Cómo citar
BERNARDO, J. R. DA R.; DASSIE, B. A. Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental . Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-18, 4 ago. 2021.