DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM EXTRATO CONDENSADO EMPÍRICO

  • Raquel Milani

Resumen

Neste texto são descritos alguns aspectos essenciais da reunião de episódios de aulas de matemática a respeito da interação dialógica de um professor com seus trinta alunos em busca da aprendizagem matemática. O cenário descrito é o da discussão de dúvidas onde todos os integrantes estão envolvidos. Caracteriza-se as diferentes ações e reações do professor e dos alunos inseridos em uma zona de risco que pode gerar possibilidades de aprendizagem. Discute-se sobre a importância do professor lançar comentários e perguntas de modo a conhecer, tornar visível e operar a partir do campo semântico dos alunos. As ações dialógicas de ouvir e perguntar são enfatizadas como centrais para gerar aprendizagem e, juntamente com outros conceitos, formam uma rede para auxiliar na reflexão sobre o diálogo entre um professor e seus alunos.

Citas

ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Dialogue and learning in mathematics education - intention, reflection, critique. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004.

BALDINO, R. R. Ensino remedial em recuperação paralela. Zetetiké, v. 3, n. 3, p. 73-95, mar, 1995.

LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a educação matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 75-94.

MOYER, P. S.; MILEWICZ, E. Learning to question: categories of questioning used by preservice teachers during diagnostic mathematics interviews. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 5, n. 4, p. 293315, 2002. Disponível em: <http://www.springerlink.com.w10152.dotlib.com.br/content/m435223u44t7136/ fulltext.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2009.

PENTEADO, M. G.; SKOVSMOSE, O. Riscos trazem possibilidades. In: SKOVSMOSE, O. (Org.). Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2008. p. 41-50.

Publicado
2020-03-05
Cómo citar
MILANI, R. DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM EXTRATO CONDENSADO EMPÍRICO. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, n. 8, p. 57-70, 5 mar. 2020.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)