A álgebra para ensinar aritmética: um novo saber na formação de professores primários para uma sociedade moderna, década de 1910

Resumo

Este texto é fruto de reflexões e considerações que vem dos resultados da dissertação da autora dessa proposta. Nesse trabalho buscou-se responder à questão: como está caracterizada a álgebra no ensino primário para resolver os problemas aritméticos nos livros didáticos de Otelo de Souza Reis e Tito Cardoso de Oliveira? Analisando esses dois livros didáticos na década de 1910, levando em consideração os saberes profissionais, descritos por Borer, em perspectiva histórica, elaborados ao longo de uma historicidade de saberes, consideramos o ambiente da docência em matemática, como um espaço em que o seu próprio exercício produz práticas e representações. Para tanto, nesse trabalho, objetiva-se ilustrar possibilidades de inserção de novos saberes na formação de professores primários, para que esta esteja dentro, naquele período, de uma sociedade dita moderna. As práticas e representações ali presentes, formuladas e apropriadas na cultura escolar, estão sendo consideradas sob os aspectos dos saberes que podem ser formalizados e sistematizados. Considera-se, assim, que no tocante aos problemas de aritmética e suas resoluções, nas duas fontes utilizadas, a álgebra é considerada um saber profissional próprio da docência. Ilustram uma álgebra para ensinar a resolver os problemas aritméticos, numa sociedade que, em seu tempo, primava por novos saberes na formação docente, para ensinar Matemática.

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Biografia do Autor

Ivone Lemos da Rocha, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática - GHEMAT, Financiamento CAPES. E-mail: ivonelemos20@gmail.com

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Publicado
2021-01-05
Como Citar
Lemos da Rocha, I. (2021). A álgebra para ensinar aritmética: um novo saber na formação de professores primários para uma sociedade moderna, década de 1910. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 60-71. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10684
Seção
Artigos de demanda contínua