Relação família homoparental-escola: o que acontece quando dois homens adotam crianças?

  • Elisângela de Barros Pereira (UFMS/CPNV)
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP).
Palavras-chave: Família. Homossexuais. Educação.

Resumo

Relatamos dados de um estudo exploratório, na modalidade estudo de caso, em que se objetivou caracterizar e compreender a relação de uma família homoparental, constituída por dois homens e dois filhos, com a instituição escolar. Para tanto, recorreu-se a dados provenientes de uma entrevista semiestruturada com o casal homossexual no sentido de obter informação sobre o processo de adoção dos filhos, inserção no ambiente escolar, relação com a sociedade e os embates decorrentes da visibilidade desta família na escola. O estudo se enquadra no campo da pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítico. Da análise, conclui-se que: a) a família em questão, aparentemente, não teve problemas relacionados a preconceito e discriminação, isso tanto por parte da instituição quanto das demais famílias; b) sua relação com a escola, ao que tudo indica, é pacífica e; c) a escola não tem preparo suficiente para receber novas configurações familiares como, por exemplo, a homoparental, uma vez que, no caso pesquisado, não foi possível evidenciar com precisão como os sujeitos lidam com essa realidade. Findamos o estudo em defesa do posicionamento de que, independente da sexualidade dos sujeitos, é preciso reconhecer que, na sociedade contemporânea, não podemos falar em um conceito único de família e que a homoparentalidade é uma realidade presente, merece respeito e acesso aos direitos tanto quanto um casal heterossexual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela de Barros Pereira, (UFMS/CPNV)
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.
Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP).
Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) no Centro de Educação e Ciências Humandas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande. Doutor em Educação pela UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT, Presidente Prudente-SP.

Referências

BRASIL, Código Civil. Obra coletiva de autoria da Editora Saraiva. 14 ed. Atual. São Paulo: Saraiva, 2002.

BRASIL, Conselho Federal de Medicina. Resolução CFM no 2.013, de 9 de maio de 2013. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/2016/12/02. Acesso em 27 ago. 2019.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em 12 fev. 2017.

BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente. Obra coletiva da autoria da Editora Saraiva. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

BRASIL, União homoafetiva como entidade familiar. Supremo Tribunal Federal. 2011. Disponível em: https://www2.stf.jus.br/portalStfInternacional/cms/destaquesNewsletter.php?sigla=newsletterPortalInternacionalJurisprudencia&idConteudo=193683. Aceso em: 02 set. 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República, Casa Civil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 jun. 2016.

DIAS, M. B. (org.). Diversidade sexual e direito homoafetivo. São Paulo. Revista dos Tribunais, 2011. Disponível em: http://www5.trf5.jus.br/novasAquisicoes/sumario/Diversidade%20sexual%20e%20direito%20homoafetivo_sumario.pdf. Acesso em: 13 ago. 2016.

DIAS, M. B. Manual do direito das famílias. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

DIAS, M. B. União homossexual, o preconceito e a justiça. 3a ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

D´AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E (orgs.). Vertentes de subversão na produção científica em Educação Matemática. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2015.

EUROPE, Trans Murder Monitoring. Trans Day of Remembrance (TDoR). 2017. Disponível em: <https://transrespect.org/en/tmm-update-trans-day-remembrance-2017/>, Acesso em: 20 fev. 2017.

FARINELLI, M. R.; MENDES, S. L. de M. Adoção por homoafetivos. Serviço Social & Realidade, Franca, v. 17, n. 1, p. 182-196, 2008. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/view/9/74. Acesso em: 13, out. 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LOUREDO, P. A gravidez e seus acontecimentos. Sem data. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/biologia/gravidez.htm. Acesso em: 8 jan. 2017.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALUF, A. C. do R. F. D. A família na contemporaneidade – aspectos jusfilosóficos. Trama Interdisciplinar - v. 3 - n. 1 – 2012. p. 218-234. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/download/5017/3829. Acesso: 18 set. 2016.

MONTEIRO, C. S. As conquistas e os paradoxos na trajetória das mulheres na luta por reconhecimento. 2008. 222 F. Dissertação (Mestrado em Direito), Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus de Santo Ângelo, 2008.

NEDER, G. Ajustando o foco das lentes: um novo olhar sobre a organização das famílias no Brasil. In: KALOUSTINA, S. M. (org.). Família brasileira a base de tudo. São Paulo: Cortez, 1994, p. 26-46.

OKITA, H. Homossexualidade: da opressão à libertação. São Paulo: Sundermann; 2015.

OLIVEIRA, L. Diversidade sexual, gênero e família: notas sobre o problema da superioridade moral da heterossexualidade. In PASSAMANI, Guilherme. (Contra) pontos: ensaios de gênero, sexualidade e diversidade sexual. Campo Grande: Editora UFMS, 2011.

PASSAMANI, G. R. O Arco – Íris (Des) Coberto, Santa Maria: UFMS, 2009.

PASSAMANI, G. R., FERREIRA, K. A problemática de Gênero na Perspectiva de Professores de Naviraí/MS: uma experiência de extensão universitária. In PASSAMANI, Guilherme. (Contra) pontos: ensaios de gênero, sexualidade e diversidade sexual. Campo Grande: Editora UFMS, 2011.

POLONIA, A. da C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2005, vol.9, n.2, pp.303-312. ISSN 2175-3539. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v9n2/v9n2a12.pdf, Acesso em: 12 mai. 2016.

SANDALOWSKI, M. C. As famílias no contexto social brasileiro. Revista Sociais e Humanas. julho/dezembro. v. 20, N. 2 (2007). Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/784/543 Acesso em: 13, jul. 2016.

SANTANA, R. de C. H. Família monoparental: na sociedade contemporânea: breves reflexões. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS (EPEAL), V., 2011. Maceió. Anais..., p. 1-11. Disponível em: http://dmd2.webfactional.com/media/anais/FAMILIA-MONOPARENTAL-NA-SOCIEDADE-CONTEMPORANEA-BREVES-REFLEXOES.pdf, Acesso em: 10 abr. 2017.

SANTOS, J. V. de O.; ARAÚJO, L. F. de; NEGREIROS, F.; CERQUEIRA-SANTOS, E. Adoção de crianças por casais homossexuais: as representações sociais. Trends in Psychology / Temas em Psicologia – Março 2018, Vol. 26, nº 1, 139-152. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tpsy/v26n1/2358-1883-tpsy-26-01-0139.pdf>, Acesso em: 10 mar. 2016.

SHAFFER, D. R. Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Pioneira Thomson. 2005.

SILVA JÚNIOR, J. L. da. GUEI: nem comédia nem drama, um programa de TV contra o preconceito. 2004, 97 f. Monografia (Projeto Experimental do Curso de Comunicação Social), Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. Juiz de Fora-MG. Disponível em: http://www.ufjf.br/facom/files/2013/04/JSilva.pdf. Acesso em: 28 out. 2016.

TOMBOLATO, M. A. Desvelando a família homoparental: um estudo sobre os relatos de casais homossexuais com filhos. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem), Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FC/UNESP, Bauru. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/110913/000795646.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 01 nov. 2016.

Publicado
2020-03-23
Como Citar
Pereira, E. de B., & Ciríaco, K. T. (2020). Relação família homoparental-escola: o que acontece quando dois homens adotam crianças?. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 248-279. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8081