Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula

Andrea Paula Rego Maia, Cícero Nilton Moreira da Silva

Resumo


Este estudo abordará discussões sobre a multiculturalidade no processo educativo nas instituições escolares, de modo que as diferenças existentes em um mesmo espaço possam ser respeitadas e valorizadas, ao invés de serem motivos de exclusão e discriminação. Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com debates e reflexões acerca da importância e do respeito para com as diferenças, principalmente na esfera educacional, de modo que o princípio da igualdade de direitos possa se aplicar a todos indivíduos que formam uma sociedade e que convivem no espaço escolar. O mesmo constitui-se um ensaio teórico, fundamentado em discussões de autores, como Silva e Brandim (2016), Carmo, Farias e Mendes (2014), Candau (2008, 2011) e Werneck (2008), que debatem em seus estudos e obras, aspectos relevantes sobre o multiculturalismo na educação. Assim, com este estudo percebeu-se que abordar a multiculturalidade junto com o processo de ensino não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. É fundamental que haja uma mobilização e comprometimento por parte de toda a comunidade escolar, incluindo nesse processo a parceria com o Estado, para que se materialize nas escolas uma educação multicultural, capaz de promover aos alunos uma consciência sobre os problemas que as diferentes formas de preconceito e discriminação podem acarretar para a vida de um indivíduo em formação.


Palavras-chave


Processo Educativo. Multiculturalismo. Geografia

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