Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula
Resumo
Este estudo abordará discussões sobre a multiculturalidade no processo educativo nas instituições escolares, de modo que as diferenças existentes em um mesmo espaço possam ser respeitadas e valorizadas, ao invés de serem motivos de exclusão e discriminação. Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com debates e reflexões acerca da importância e do respeito para com as diferenças, principalmente na esfera educacional, de modo que o princípio da igualdade de direitos possa se aplicar a todos indivíduos que formam uma sociedade e que convivem no espaço escolar. O mesmo constitui-se um ensaio teórico, fundamentado em discussões de autores, como Silva e Brandim (2016), Carmo, Farias e Mendes (2014), Candau (2008, 2011) e Werneck (2008), que debatem em seus estudos e obras, aspectos relevantes sobre o multiculturalismo na educação. Assim, com este estudo percebeu-se que abordar a multiculturalidade junto com o processo de ensino não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. É fundamental que haja uma mobilização e comprometimento por parte de toda a comunidade escolar, incluindo nesse processo a parceria com o Estado, para que se materialize nas escolas uma educação multicultural, capaz de promover aos alunos uma consciência sobre os problemas que as diferentes formas de preconceito e discriminação podem acarretar para a vida de um indivíduo em formação.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 96: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: [s.n.], 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino fundamental). Brasília: MEC, 1997.
CARMO, Janilson Cruz do; FARIAS, Jefson Jhony Tavares e MENDES, Rafael Williams. Multiculturalismo no ensino da geografia: um olhar sobre a EMEF Raimunda Barros na cidade de Cametá-PA. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória - ES. 10 a 16 de Agosto de 2014. Vitória - ES. 2014.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F. M.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008a.
CANDAU, V. M. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p. 240-255, Jul/Dez. 2011.
CAVALCANTI, Lana. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18ª ed. Campinas: SP. Papirus editora, 1998.
CANEN, A. O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. Comunicação & política, v. 25, n. 2, p. 91-107. 2007.
GROFF, P. V.; PAGEL, R. Multiculturalismo: Direitos das minorias na era da globalização. Revista USCS – Direito, ano X, n. 16 – jan./jun. 2009.
HANNA, Paola Cristine M. Educação intercultural: possibilidade e superação das violências nas escolas. 1ed. Curitiba: Appris, 2015.
MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. Trad. Bebel Orofino Shaefer. São Paulo: Cortez, 1997.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, Maio/Jun/Jul/Ago. 2003.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2001.
SILVA, M.J.A.; BRANDIM, M.R.L. Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa, Ano I, n. 1, p. 51-66, Jan./Jun. 2008. Disponível em:
http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/parnaiba/arquivos/files/rd-ed1ano1-artigo4_mariasilva.PDF Acesso em: 23 jun. 2016.
SILVA, N. N. da. A diversidade cultural como princípio educativo. Paidéia, Univ. Fumec, Belo Horizonte, ano 8, n. 11, p. 13-29, jul./dez. 2011.
WERNECK, Vera Rudge. Uma avaliação sobre a relação multiculturalismo e educação. Ensaio. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 60, p. 413-436, jul./set. 2008.