Relação entre família, escola, especialistas e o desenvolvimento de pessoas autistas

Resumo

Avanços em estudos sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) indicam contribuições e desafios de familiares, de educadores e de especialistas para auxiliar no desenvolvimento de pessoas autistas. Buscou-se, por meio de revisão integrativa da literatura, investigar as possíveis relações entre família, escola e especialistas no desenvolvimento dessas pessoas. A busca foi realizada nos sites EBSCO Discovery Service (EDS), Pubmed, Google Scholar e CAPES Periódicos, a partir dos descritores "autismo" + "família" + "escola" + "especialista" + "revisão" + "desenvolvimento", escritos em português e em inglês, consideradas publicações feitas entre os anos de 2016 e 2019. Foram selecionados e analisados 20 trabalhos em português e em inglês versando sobre a temática. Os dados foram tratados pelo método de análise de conteúdo. Indicou-se que por meio da aquisição de conhecimentos, da colaboração mútua e do enfrentamento de desafios da condição pelos mencionados grupos, é possível auxiliar no desenvolvimento de pessoas autistas.

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Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Bahia

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

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Publicado
2021-01-05
Como Citar
Shaw, G. S. L. (2021). Relação entre família, escola, especialistas e o desenvolvimento de pessoas autistas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 183-201. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.11850
Seção
Artigos de fluxo contínuo