CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO DIALÉTICO NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO

  • Rogério da Costa Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Jefferson Calixto de Araújo Universidade Metropolitana de Santos
  • João Penteado da Cruz Universidade Metropolitana de Santos
  • Carla Bassan Passos Vaz de Souza Universidade Metropolitana de Santos
Palavras-chave: Materialismo Dialético, Currículo Crítico, Filosofia da Educação.

Resumo

Este estudo tem por objeto investigar as contribuições do materialismo dialético na construção do currículo crítico. Visando refletir e compreender, dentro do campo da filosofia da educação, os pressupostos que fundamentam a construção de um currículo subsidiado pelo materialismo dialético. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Assim, perguntamo-nos: quais as contribuições do materialismo dialético na construção de um currículo crítico? Para aprimorar tal pesquisa, tomamos Kneller (1984), quando se refere à construção da filosofia da educação, Monasta (2010), tendo em vista às contribuições de Gramsci para a educação no Brasil, Silva (2010), vislumbrando as possibilidades e elementos que fundamentam as teorias curriculares e Saviani (2011), na constituição de uma pedagogia marxista. Estabelecem-se análises com relação a teoria que sedimenta o pensamento filosófico do materialismo dialético e sua aplicação, enquanto orientação de um currículo. Outrossim, como resultado desta investigação, explicita-se que o materialismo dialético, enquanto escolha categorial de leitura de mundo, tem a possibilidade de contribuir para a constituição de um currículo que leve em consideração diferentes classes sociais. O que, por meio do resgate histórico, dos sujeitos envolvidos na concretude de suas realidades possam construir um currículo crítico a serviço de diferentes interesses no convívio em sociedade.

Biografia do Autor

Rogério da Costa Ribeiro, Universidade Federal Fluminense
Pedagogo (faculdades Hoyler - SP), Filósofo (Unimes - Santos SP), Especialista em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (RJ) e Professor de Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Cotia – SP. Mestre em Ciências da Educação, na especialidade em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa/Portugal).
Jefferson Calixto de Araújo, Universidade Metropolitana de Santos

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Don Domenico (FACLE) em 2013; Licenciatura em filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) em 2015; graduação em História, em andamento, na Faculdade de Ciências e Letras Don Domênico. Tem experiência na área da Educação como professor de Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio (EJA).

João Penteado da Cruz, Universidade Metropolitana de Santos

Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2001); em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2009); Especialização em Educação, Cultura e Sociedade História e Historiografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2003); Formado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2015). 

Carla Bassan Passos Vaz de Souza, Universidade Metropolitana de Santos

Graduação em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2015).

Publicado
2016-01-04
Seção
Artigos