Rotina familiar e acadêmica de famílias de alunos durante o isolamento social
Resumo
A pandemia global do Coronavírus causou a interrupção das aulas presenciais, forçando escolas a se reorganizarem para continuar as atividades de forma remota. Assim, surgiu a necessidade de analisar as particularidades da realização deste processo na rotina das famílias dos alunos. O presente estudo tem como objetivo geral verificar o funcionamento da rotina familiar e acadêmica de crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de uma cidade do interior paulista, a partir do relato dos familiares. O objetivo específico foi analisar o relacionamento e comunicação entre família e escola neste período, e o impacto das demandas escolares na rotina dos familiares. Para isso, após cumpridos os procedimentos éticos, a coleta de dados foi realizada a partir do envio de um formulário eletrônico, via e-mail, aos familiares de alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município. Os dados qualitativos obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, passando por operação de desmembramento em unidades de conteúdo e categorização. Os dados quantitativos foram submetidos a medidas de tendência central e dispersão. Foram identificados focos de alerta na retomada das aulas remotas, como sobrecarga materna, dificuldade em compartilhar das atividades da criança, insuficiência das orientações escolares, necessidade de aprimoramento da comunicação e não-variedade das ferramentas utilizadas para tal. Estas constatações devem ser alvo de ação dos governantes, diretores e professores de modo a otimizar este processo educacional.
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