Educação dos imigrantes japoneses em Dourados / MS: dos valores familiares à concepção escolar na cultura nipo-brasileira

  • Vivian Iwamoto USP
  • Joice Camila dos Santos Kochi

Resumo

As diversas imigrações tuteladas ao Brasil tiveram importância econômica e social para a construção da nação. Questões essas que igualmente ocorreram com a imigração japonesa. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo compreender as figurações da educação formal e informal da comunidade nipo-brasileira em Dourados, Mato Grosso do Sul, no curso do processo civilizador. Por meio de fontes documentais e orais, a História Oral corroborou no processo metodológico da investigação acerca das redes de interdependências entre brasileiros e japoneses. Percebeu-se que os valores familiares da educação informal, reforçados na escola de uma educação formal, consolidou um habitus fundamental para a permanência do grupo na região estudada. Imersos nesse processo, os imigrantes japoneses acabaram regulando e autorregulando o comportamento, enquanto “segunda natureza”. Além disso, os participantes da pesquisa demonstraram o sucesso obtido pela escolha de terem vindo ao Brasil, evidenciando a persistência nipônica fundamental à formação de sua personalidade, empreendido na força do trabalho árduo. Suportar com paciência e superar nos esforços, mais do que sofrimento e dificuldades transpassados, a autodisciplina e a dedicação empreendidos na jornada, resultaram na conquista e no sucesso de viver em um país totalmente diferente do mundo conservado em suas memórias.

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Publicado
2021-06-30
Como Citar
Iwamoto, V., & Joice Camila dos Santos Kochi. (2021). Educação dos imigrantes japoneses em Dourados / MS: dos valores familiares à concepção escolar na cultura nipo-brasileira. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(17), 193-214. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i17.12683