Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su
Resumo
O objetivo deste artigo é caracterizar, a partir da trajetória profissional de professores que atuaram com crianças, os aspectos da profissionalização docente no Mato Grosso do Sul. Os procedimentos teórico-metodológicos têm base na proposta de Norbert Elias, em particular na sociologia figuracional e na sociologia dos processos. A metodologia para a coleta de dados foi a história oral temática, a partir da entrevista com quatro professores. O resultado da pesquisa indica que a formação de professores nas escolas do sul de Mato Grosso do Sul, no período entre 1962 a 2007, foi marcada por uma formação precária e em serviço, na maioria das vezes. Entretanto, o lugar da docência pode ser entendido, sob a ótica desses professores, diante de uma perspectiva histórica, como uma oportunidade de utilização de competências e capacidades prezadas pelo indivíduo, da emancipação, responsabilidade, realização, implicação e eficácia, de desenvolvimento de novas aprendizagens e na tomada de decisão. Nesse sentido, é importante dizer que os professores buscaram, ao longo de sua trajetória profissional, o aperfeiçoamento da profissionalização e com isso garantiram a manutenção de sua carreira profissional. As figurações que cada indivíduo vivenciava, as tensões e os ajustamentos foram necessários para estabelecer sua ocupação funcional, a qual foi exigida uma profissionalização na carreira docente, uma vez que o professor leigo foi entendido como aquele que não tem a habilitação estipulada pela lei para lecionar, e o professor com magistério aquele que precisava buscar a formação superior.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto n. 7.247 de 19 de abril de 1879 do Ministério do Império. Reforma o ensino primário e secundário no município da Corte e o superior em todo o Império. Império do Brasil de 1879 – Parte II Tomo XLII. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, p. 196-217, 1879. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7247-19-abril-1879-547933-publicacaooriginal-62862-pe.html.
BRASIL. Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Lei 5692, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1971.
BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. MEC. Brasília MEC, 1996.
BRAZIL, Maria do. Carmo; MANCINI, Ana Paula; MONTEIRO, Juliana da Silva; TREVISAN, Macio Bogaz. A Escola republicana entre ervais e cafezais: cultura material no Sul de Mato Grosso (1908-1971). In. FURTADO, Alessandra Cristina; SÁ, Elizabeth Figueiredo de(Orgs). História da Educação do Centro- Oeste: instituições educativas e fronteiras. Cuiabá: EdUFMT, 2015. 236 p.
CASTANHA, André Paulo. O Ato Adicional e a instrução elementar no Império: descentralização ou centralização? fl. 558. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos-SP, 2007. (Tese de Doutorado).
CAVALCANTI, Tiago Leandro Vieira. Colonialismo, território e territorialidade: a luta pela terra dos Guarani e Kaiowa em Mato Grosso do Sul. fl. 470. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Estadual Paulista, Assis-SP, 2013.
ELIAS, Norbert. “Professions”. In: GOULD, Julius; KOLB, William. A dictionary of the social sciences. New York: Free Press.1964.
ELIAS, Norbert. A sociedade da corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
ELIAS, Norbert. Estudos sobre a Gênese da Profissão Naval. NEIBURG, F. & WAIZBORT, L. (org) Norbert Elias. Escritos e Ensaios. RJ. Zahar, 2006, p. 69-112.
ELIAS, Norbert. Introdução a sociologia. Lisboa: Edições 70, 1980.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. v. 2. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2. ed. v. 1. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
GEBARA, Ademir. Figurações e Educação: A escola, os jovens e os professores. In: SARAT, Magda; SANTOS, Reinaldo dos. (Orgs.) Sobre Processos Civilizadores diálogos com Norbert Elias. 1ª ed. Dourados: Ed. UFGD, 2012. 330p.
GONÇALVES, Djalma. Lino. A colonizadora Vera Cruz Mato Grosso limitada e a formação de Naviraí. fl. 137. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados, 2015. Disponível em: http://www.ppghufgd.com. Acesso em: abril de 2017.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Tradução Albino Pozzer, revisão Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
LANDINI, Tatiana. Savoia. A Sociologia processual de Norbert Elias. Anais... IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa, Paraná, 2005. Disponível em: www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/.../art27.pdf Acesso em: maio de 2018.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. (Re)Introduzindo a história oral no Brasil. In: MEIHY, José Carlos Sebe Bom (org.). (Re)Introduzindo a história oral no Brasil. São Paulo: Xamã, 1996. 342 p.
MESSIAS, Maria Lucia (Org.). Naviraí, 50 anos construindo sonhos. Naviraí – MS: Gráfica PSAF, 2013.
NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. 2a ed. Porto: Porto Editora, 2000.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente in NÓVOA, António. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 15-34.
RODRIGUEZ, Margarita Victória. História dos Movimentos Sindical Docente de Mato Grosso do Sul: acordos salariais dos professores da rede estadual. Anais... XII encontro da associação nacional de História. Seção Mato Grosso do Sul. 2014. Disponível em: http://www.encontro.ms.anpuh.org/resources/anais/38/1411215199_ARQUIVO_ArtigoAnpuhconcluido.pdf. Acesso em 03 de ago 2017.
RODRIGUEZ, Margarita Victória; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. História da Escola Normal no Estado de Mato Grosso: implantação e consolidação no sul do estado. In: 162 ARAÚJO, José Carlos de Souza; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (Org.). As escolas normais no Brasil: do império à república. Campinas: Alínea, 2008.
SARAT, Magda. Educação, memória e gênero: contribuições de Norbert Elias. InterMeio, Campo Grande, MS, v. 17, n. 33, p. 118-139, jan./jun. 2011. Disponível em: file:///C:/Users/micro/Downloads/188-130-PB%20(1).PDF. Acesso em: jan. 2018.
TANURI, Leonor Maria. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação. Campinas: n.14, p. 61-88, mai./jun./jul./ago, 2000.
THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou o planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez Editora, 2009, 234 p.
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.