O papel do Napne no processo social de estudantes público da educação especial em um campus do IFES

Resumo

Através deste estudo, objetivamos apresentar as ações desenvolvidas pelo Napne voltadas à inclusão dos estudantes público da educação especial em um Campus do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES). Na realização deste estudo, utilizamos como inspiração teórica a Sociologia Figuracional, elaborada pelo Sociólogo Alemão Norbert Elias pautado nos conceitos de figuração, interdependências e processos sociais. Para coleta de dados, utilizamos atas de reuniões, estudo de documentos e relatórios institucionais. Nossas principais constatações nos dão conta de que o Ifes, com base na legislação nacional, sobre educação especial, instituiu documentos norteadores de suas políticas educacionais as quais são executadas por uma comissão de servidores voluntários. A Comissão tem executado atividades como: promoção de eventos, visitas técnicas, acompanhamento aos discentes e docentes. No entanto, são necessários rompimentos de barreiras para uma efetivação dessas políticas: a barreira atitudinal e a financeira.

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Biografia do Autor

Silvani da Silva Wingler, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) campus Cachoeiro de Itapemirim.

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Publicado
2021-06-30
Como Citar
da Silva Wingler, S. (2021). O papel do Napne no processo social de estudantes público da educação especial em um campus do IFES. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(17), 155-169. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i17.12716