Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores
Resumo
O artigo analisa as relações entre as gerações que participam dos processos educativos nas universidades a partir da perspectiva dos professores. As condições predominantes nas universidades, os possíveis elos que podem ser tecidos, as ações alternativas que podem ser realizadas, estão moldando as experiências e as visões dos professores sobre suas relações com os estudantes. Foi utilizada metodologia qualitativa, foi mantido um diário de campo e foram realizadas entrevistas em profundidade em universidades públicas e privadas em Bogotá. O balança de poder estabelecido nas instituições influencia as relações, especificamente, entre estudantes e professores. Foram encontrados três tipos: autoritário, enquadrado na tradição onde o balança de poder é orientado para o professor que recebe apoio institucional, com diretrizes de treinamento estabelecidas e distante dos alunos. As conflituosas são orientadas para manter um número significativo de estudantes; o balança de poder é inclinado para os estudantes, estabelecendo uma relação relativamente forte com os proprietários ou administradores da universidade; onde os processos de formação e os professores ocupam lugares marginais. E os formativos mostram um equilíbrio no balança de poder, onde professores e alunos desenvolvem suas funções tendo como núcleo o processo educacional e a consolidação de uma comunidade acadêmica; a participação de grupos fora do ensino ou da pesquisa não é importante. Três alternativas são apresentadas onde as relações entre gerações são influenciadas pela dinâmica e lógica dos grupos de poder encontrados nas universidades.
Downloads
Referências
BARRAGÁN, DIEGO. La experiencia estudiantil en una sociedad hostil. Una aproximación a los estudiantes universitarios de Ibagué (2012). Bogotá: Universidad Externado de Colombia, 2018.
BARRAGÁN, DIEGO. Un acercamiento a los profesores universitarios: experiencia, figuraciones y escenarios. Intermeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação –Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. 24 (48), pp. 55-70, 2018a.
BARRAGÁN, DIEGO & DOS SANTOS, REINALDO. Los profesores universitarios desde el legado de Norbert Elias. Una revisión de literatura. En: Norbert Elias em debate: usos e possibilidades de pesquisa no Brasil.[livro eletrônico]. Ana Flavia Braun Vieira; Miguel Archanjo de Freitas Junior (Orgs.). Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. (Coleção Singularis, v.6). pp 564-584. Disponible en: https://www.textoecontextoeditora.com.br/produto/detalhe/norbert-elias-em-debate-usos-e-possibilidades-de-pesquisa-no-brasil/42
BECKER, HOWARD. Trucos del oficio: cómo conducir su investigación en ciencias sociales. Buenos Aires: Siglo XXI, 2009
.
BJØRNDAL, CATO. Student teachers’ responses to critical mentor feedback: A study of face-saving strategies in teaching placements. Teaching and Teacher Education, 91, p. 103047, 2020.
BLANCO, RAFAEL. & PIERILLA, MARÍA. Experiencias estudiantiles en la universidad contemporánea. Notas acerca de modos de abordaje de los discursos sobre autoridad, sexualidad y afectividad. Educación, lenguaje y sociedad. 6 (6); 69-84, 2009.
BOURDIEU, PIERRE. & PASSERON, JEAN. Los herederos. Los estudiantes y la cultura. Buenos Aires: Siglo XXI, 2009.
CARLI, SANDRA. El estudiante universitario. Hacia una historia del presente de la educación pública. Buenos Aires: Siglo XXI, 2012.
CARRILLO, CARMEN. Retos del profesorado universitario: experiencias profesorales de una docente e investigadores novel en el ámbito de la formación del profesorado. Profesorado: revista de curriculum y formación de profesorado. 19 (2): 303-317, 2015.
DE GRANDE, PABLO. Aportes de Norbert Elias, Erving Goffman y Pierre Bourdieu al estudio de las redes personales. Andamios. 10 (22); 237-258, 2013.
ELIAS, NORBERT. Scientific Establishments. In: Elias, Norbert; Martins, Herminio, & Whitley, Richard. Scientific Establishments and Hierarchies. D. Reidel Publishing Company, Dordrecht, Holland. pp.3-70, 1982.
ELIAS, NORBERT. Compromiso y distanciamiento. Ensayos de sociología del conocimiento. Barcelona: Ediciones Península, 1990.
ELIAS, NORBERT. La civilización de los padres. Ed: Wailer, V: La civilización de los padres y otros ensayos. Bogotá: Editorial Norma. p. 407- 450, 1998.
ELIAS, NORBERT. Los Alemanes. Buenos Aires: Nueva Trilce, 2009.
ELIAS, NORBERT. Sociología Fundamental. Barcelona: Gedisa, 2011.
GOFFMAN, ERVING. Los momentos y sus hombres. Barcelona: Paidos, 1991.
GOFFMAN, ERVING. Frame Analysis. Los marcos de la experiencia. Madrid: CIS-Siglo XIX, 2006.
HONORATO, TONY. A Reforma Sampaio Dória: Professores, Poder e Figurações. Educação & Realidade, vol. 42, p.1279-1302, 2017.
HUNGER, DAGMAR., ROSSI, FERNANDA & SOUZA, SAMUEL. A teoria de Norbert Elias: uma analise do ser professor. Educação e Pesquisa. 37 (4); 697-710, 2011.
KAPLAN, CARINA. El racismo de la violencia. Aportes desde la sociología figuracional. En C. KAPLAN y M. SARAT (Comp.) Educación y procesos de civilización. Miradas desde la obra de Norbert Elias. Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, pp. 99-118, 2016.
LÓPEZ, ARIADNA. GARCÍA, OMAR. PÉREZ, RICARDO. MONTERO, VIRGINIA. ROJAS, ELSA. “Los profesores de tiempo parcial en las universidades públicas estatales: una profesionalización inconclusa”. Revista de la Educación Superior. 45 (180), 23-39, 2016.
PIERELLA, MARÍA. Acerca de la autoridad de los profesores universitarios. Una aproximación a los discursos de estudiantes de la Universidad Nacional de Rosario en el tiempo presente. Ponencia. Universidad de Buenos Aires, Instituto Gino Germani, 2009.
ROCKWELL, ELSIE. La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Buenos Aires; Paidos, 2015.
RIKAP, CECILIA. “Heterogeneities and working conditions among academics at the University of Buenos Aires: A comparative study between the Pharmacy and Biochemistry, and the Economics' Schools”. Trabajo y Sociedad. 27, 109-137, 2016.
SANTOS DOS, REINALDO. Família e escola no processo contemporâneo de socialização primária: Reflexão sociológica sobre representações e expectativas institucionais. En: Tempos e espaços civilizadores: diálogos com Norbert Elias. DARI & SARAT (Orgs.). Dourados, MS: Editora da UFGD. pp. 155-176, 2009.
SARAT, MAGDA. Relações entre gerações e processos “civilizadores”. En: Tempos e espaços civilizadores: diálogos com Norbert Elias. DARI & SARAT (Orgs.). Dourados, MS: Editora da UFGD. pp. 105-120, 2009.
SARAT, MAGDA. Educación de la infancia: acercamientos entre Brasil y Argentina. Historia de la Educación, Anuario SAHE. 15 (2), 93-118, 2014.
WACQUANT, LOÏC. Parias urbanos: Marginalidad en la ciudad a comienzos del milenio. Buenos Aires: Manatial, 2010.
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.