Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a empregabilidade: entre a formação e a inclusão

Resumo

Considerando que a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no mercado de trabalho é direito assegurado legalmente, e que a formação educacional e continuada deve auxiliar na preparação destes para o mercado de trabalho, foi efetivada uma revisão na produção acadêmica concernente ao tema, mediante a definição na Legislação como expressa na Lei de Cotas nº 8.213/91, Lei nº 12.764/12 e Lei nº 13.146/15 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos acerca da empregabilidade de pessoas com TEA, confrontando o que é previsto em lei com o que é aplicado na prática. Diante da revisão bibliográfica realizada, verificou-se as lacunas entre a formação e a contratação a partir de questões relacionadas à formação educacional condizente às demandas do mercado, qualificação de pessoas com TEA às vagas disponibilizadas e viabilidade das organizações a se adequarem às necessidades do TEA. Os resultados confirmaram que pessoas com TEA enfrentam muitas dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, embora haja avanços desde a promulgação das leis, ainda não existem estratégias de inclusão efetivas para a profissionalização.

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Biografia do Autor

Adriana Silvino de Araújo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande - PB

Especialista em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas pela Faculdade Rebouças de Campina Grande (FRCG) – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Jakson Luis Galdino Dourado, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande - PB

Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Psicologia Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Docente da Faculdade Rebouças de Campina Grande (FRCG).

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Araújo, A. S. de, & Dourado, J. L. G. (2022). Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a empregabilidade: entre a formação e a inclusão. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 291-306. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15378