Efeitos da musicoterapia na comunicação, socialização e imaginação em crianças com perturbação do espectro do autismo: um estudo de caso em Rebordosa - Portugal

Resumo

No estudo apresentado propomo-nos aceder à melhor compreensão da existência de benefícios da música como intervenção terapêutica pretendendo explorar os efeitos desta em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) referindo e sustentando a ideia que trará benefícios na comunicação, socialização e imaginação destas crianças que apresentam défices específicos na comunicação, interação social, comportamentos estereotipados, dificuldade em usar a imaginação e resistência à alteração das rotinas e que a musicoterapia assume um papel de destaque na intervenção destas crianças. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com recurso a um estudo de caso de uma criança com PEA que frequenta a Unidade de Ensino Estruturado da Escola Básica n.º 1 de Rebordosa, concelho de Paredes em Portugal e sessões de musicoterapia duas vezes por semana. Neste estudo, participaram elementos da família (pais), docentes (Professora de Educação Especial e Professora Titular de Turma) e técnicos especializados (Musicoterapeutas). Os instrumentos utilizados nesta investigação para recolha de dados foram a entrevista aos pais e ao musicoterapeuta da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA-Norte) e a observação direta da criança em dez sessões de musicoterapia com registos escritos. Os resultados permitem-nos concluir que a musicoterapia assume um papel fulcral como facilitador da comunicação, socialização e imaginação de crianças com PEA, desenvolvendo capacidades de autorregulação emocional, social e impulsionando a expressão harmoniosa das suas emoções contribuindo para o seu bem-estar e desenvolvimento cognitivo. A música é linguagem e serve de canal de comunicação entre a criança e o mundo que a rodeia aproximando-a dos seus pares.

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Biografia do Autor

Lucília Maria Dias Teixeira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal.

Mestre em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal. Professora Educação Especial no Ministério da Educação, Portugal.

Patrícia Raquel Silva Fernandes, Universidade do Porto CEPESE - Portugal

Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade Educação Especial pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professora Adjunta e Coordenadora do Mestrado Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor Bem-Estar, Saúde e Envelhecimento.

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Publicado
2021-01-05
Como Citar
Dias Teixeira, L. M., & Silva Fernandes, P. R. (2021). Efeitos da musicoterapia na comunicação, socialização e imaginação em crianças com perturbação do espectro do autismo: um estudo de caso em Rebordosa - Portugal. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(16), 149-163. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i16.10755
Seção
Artigos de fluxo contínuo